HOME Matérias SPTuris apresenta balanço de 2016 da atividade turística em São Paulo

SPTuris apresenta balanço de 2016 da atividade turística em São Paulo

136
0
SHARE
Aeroporto de Cumbica - Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris – São Paulo Turismo, realizou um levantamento anual que traçou o balanço do turismo em São Paulo no ano de 2016. Foi uma temporada que manteve a estabilidade, especialmente em relação à ocupação nos hotéis, 61,5%, apenas 0,1% acima de 2015. A redução dos valores das diárias fez com que o indicador permanecesse em equilíbrio.

Houve uma baixa no número de desembarque de passageiros nos aeroportos e terminais rodoviários, mas, em contrapartida, aumentou o número de viajantes de carros. Isso confirma a propensão do crescimento de viagens de distâncias menores, apontada no relatório anual de 2015.

Mesmo em tempos de estabilidade econômica, a pesquisa indica que, em 2017, o início da recuperação nos investimentos pode surpreender de forma positiva a atividade do turismo de São Paulo. As áreas de viagens de negócios e eventos, e a cadeia turística de lazer deve ser motivada pela tendência “bleisure” – business + leisure (negócios e lazer), o que significa fazer viagens profissionais, mas sem deixar de usufruir do destino.

Ainda de acordo com o Observatório, os setores de eventos corporativos também ganharão forças. Em pesquisa feita com mais de 40 promotores de eventos, a maioria pretende investir de 25 a 49% mais este ano do que em 2016. Sendo assim, há uma expectativa em relação à demanda nos espaços já existentes na cidade, elevando a concorrência positivamente e retomando uma das cadeias mais ecléticas da capital.

Segundo o Presidente da SPTuris, David Barioni, são esperançosas as perspectivas turísticas de São Paulo em 2017. “Já estamos em conversa com líderes de entidades do setor buscando parcerias e o trabalho em conjunto. A SPTuris está desenvolvendo um plano com metas desafiadoras para este ano. E ainda tem o Conselho Gestor do Turismo de São Paulo, recém-criado pelo Prefeito João Dória, com integrantes que irão contribuir para o crescimento da atividade turística na cidade”, comenta ele.

O relatório anual com o balanço das atividades do turismo no ano de 2016 e as tendências para o setor em 2017 está disponível em www.observatoriodoturismo.com.br.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image