HOME Matérias Especial Spas agregam requinte e novas receitas à hotelaria

Spas agregam requinte e novas receitas à hotelaria

418
0
SHARE

Tratamentos de beleza e bem-estar ganham cada vez mais espaço nos hotéis, proporcionando ao hóspede uma experiência mais agradável durante sua hospedagem

O mercado dos spas no Brasil tem crescido muito nas últimas décadas e a hotelaria tem visto com bons olhos este serviço, que pode agregar muito mais valor aos serviços prestados. Dados da ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas apontam que o segmento movimentou no ano de 2012 mais de R$ 370 milhões nos diferentes tipos de spas do Brasil, que somam em média mais de 1000 empreendimentos. Atualmente, existem três modalidades de spa, sendo: Urbano, que representa 75% da malha de empreendimentos no Brasil, o qual é estabelecido dentro de cidades e é focado especialmente no combate ao stress, mas também presta serviços estéticos, este agrega  várias modalidades de tratamentos em algumas horas; Spa Resort/Hotel, o qual representa 18% dos empreendimentos, e conta com serviços direcionados especialmente ao hóspede. Nessa modalidade, a demanda do spa é afetada diretamente pela ocupação do hotel. Em geral, quanto maior a proximidade do empreendimento dos centros urbanos, mais é possível explorar a demanda “local” e de “não hóspedes”, mas o grande enfoque nos serviços é para o hóspede do hotel. E o Spa Destino, que representa 7% do total de spas no Brasil, e tem como principal objetivo oferecer tratamentos completos com objetivos pré-definidos, onde o cliente passa por vários dias de tratamento e só sai após ter o seu objetivo alcançado. Esses empreendimentos ficam localizados longe dos grandes centros urbanos do Brasil.

Conceito milenar
Desde os primórdios da humanidade, muitas civilizações antigas veneravam a água como método de cura do corpo, quando guerreiros ficavam imersos em banheiras com águas termais para curar as feridas causadas pela guerra. Existem muitas definições da palavra ‘spa’. Alguns dizem que ela refere-se ao termo em latim, o qual significa “Salut per Aqua”, ou “saúde que vem da água”. Se formos procurar no dicionário o significado da palavra, encontramos a seguinte definição: “Certo balneário da Bélgica. / Local de repouso e recuperação (balneário, dieta, atendimento médico etc.)”. Este local belga continha uma nascente de água quente e era muito frequentado por pessoas a procura de um banho relaxante e reenergizante.

Hoje, o mercado de spas está em franco crescimento, com diferentes tratamentos que evoluem constantemente. Atualmente, a concepção desta modalidade de tratamento se tornou muito ampla, aliando o cuidado do corpo, mente e espírito através de diferentes técnicas tradicionais e inovadoras. Agora, os serviços agregam tratamentos corporais os quais englobam prevenção e cura, terapias de bem-estar, beleza e relaxamento, diferentes banhos e rituais do corpo e mente, relaxamento e beleza, além de atividades de meditação como o yoga, e também exercícios de pilates, os quais reprogramam o corpo e a mente. Os hotéis já descobriram que manter um bom spa é uma forma de atrair um novo tipo de hóspede que se preocupa com saúde e bem estar e cada vez mais os homens frequentam este espaço.

Spa Médico
O resort Vila Galé Cumbuco, situado em Caucaia (CE), conta com um spa com diferentes tratamentos focados em propiciar ao hóspede o bem-estar do corpo e da mente. O Satsanga Spa Médico possui um Centro de Longevidade e Vitalidade com terapias através das águas. O local é coordenado pelo médico geriatra, Dr. Marcus Castelar Maia, e possui diferentes tecnologias que auxiliam no campo da medicina preventiva e preditiva, sempre atendendo as necessidades do cliente no âmbito do bem-estar e da saúde, sempre sob o olhar médico.

De acordo com Diretor de operações do Vila Galé, José Antônio Bastos, a ideia em implantar o Spa, surgiu há vários anos no Hotel Vila Galé Praia, em Portugal, que após ter sofrido profundas obras de renovação, reabriu com um conceito disponível apenas para pessoas com mais de 16 anos e caracteriza-se pelo requinte e serviço personalizado que proporciona a todos os seus clientes. “O sucesso e adesão dos clientes foi imediato. Assim, decidimos replicar o conceito do SPA Satsanga às novas unidades que fomos abrindo. Hoje, a marca, conceito e padrões de atendimento e qualidade, são da Vila Galé, e a operação é terceirizada. A existência de spa agrega muito valor e complementa a gama de serviços oferecidos aos nossos hóspedes, possibilitando em lazer ou negócios, usufruir de momento de relaxamento e beleza, num ambiente especialmente preparado para isso”, conta.

O Statsanga Spa Médico do Vila Galé Cumbuco conta com terapias inéditas no Nordeste brasileiro, conhecidas como Duche Vichy e Hammann em uma estrutura de 3.000 m², distribuídos em 14 salas de atendimento, piscinas, saunas, banhos e duchas terapêuticas. O local conta com uma equipe médica formada por médicos geriatras, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, massoterapeutas, além da equipe de apoio.

Os tratamentos do spa são divididos categorias, sendo: Carpe Diem Spa, o qual oferece a Caminhada Orientada na praia – Atividade física ao ar-livre, monitorada e acompanhada; Reflexoterapia – Estímulo de áreas reflexas dos pés que objetiva reequilibrar a circulação da energia; Massagem CELOVI – Inspirada na harmonia do mar, as mãos do terapeuta dançam como as ondas proporcionando bem estar e conforto, e o Circuito Terma Livre, o qual reúne atividades na Piscina, Jacuzzi, duchas terapêuticas, sauna seca e banho turco.

A segunda categoria de tratamentos oferecida pelo espaço é o Aqua Spa, o qual conta com os serviços: Watsu – Terapia que utiliza a leveza do corpo na água, aplicando técnicas suaves que proporcionam relaxamento completo; Hamman – Hidroterapia que combina os efeitos dos vapores e da esfoliação, que juntos promovem a desintoxicação e purificação corporal; Hydra – Tratamento de limpeza e nutrição que devolve à pele a condição ideal de hidratação e suavidade; e o Circuito Terma Livre.

Outra categoria de tratamentos do empreendimento é a Spa Detox, a qual oferece as seguintes opções: Duche Vichy – Terapia que concilia os benefícios da hidroterapia, da termoterapia e da massoterapia; Reflexoterapia – Estímulo de áreas reflexas dos pés que objetiva reequilibrar a circulação da energia; Massagem Satsanga Crânio Facial – Alívio de tensões do pescoço e dos ombros e no relaxamento dos músculos faciais e do couro cabeludo; e o Circuito termal livre.

Tratamento masculino
Situado no hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista, o Amanary Spa oferece aos seus hóspedes e clientes diferentes tratamentos tanto para o público masculino quanto para o feminino, sempre respeitando os padrões internacionais da rede Hyatt. Atualmente, do seu público total, 50% são homens, o que representa que não só as mulheres se interessam em seu bem-estar. De acordo com Ana Flores, Gerente do Amanary Spa e gerente Senior para os Spas Hyatt das Américas, “O spa complementa a experiência do hóspede no hotel. Consideramos que o hóspede está fora de sua zona de conforto e precisamos oferecer todas as opções de cuidados e mimos para tornar sua permanência conosco inesquecível. Normalmente os spas são mais frequentados por mulheres mas no caso específico do Amanary spa, ele é frequentado igualmente por homens e mulheres.  O fato de nosso hotel ser de negócios, o público masculino sente-se muito a vontade em nosso ambiente”, comenta a executiva.

Por conta da procura dos homens pelos serviços do spa, o hotel lançou no mês de agosto um tratamento exclusivo para eles. O Back & Foot By Samia, conta com óleos essenciais, esfoliação, máscara de argila e massagem nos pés e costas, o tratamento beneficia a circulação e rejuvenesce a pele. O passo a passo envolve um escalda pés seguido de reflexologia, além de esfoliação das costas e desinfecção com toalhas quentes e óleo Tea Tree, de ação antisséptica. Em seguida, a máscara de argila marrom é aplicada, com efeito purificante, adstringente, remineralizante e cicatrizante, eficaz contra acne e espinha. Esta aplicação rejuvenesce o tecido e contribui para a revitalização celular, uma vez que ativa a circulação. Finalizando o tratamento, que tem 90 minutos de duração, o hóspede recebe vinte minutos de massagem nas costas, com duas opções de óleo: o Natural Healing Muscle – composto por óleos vegetais brasileiros de Andiroba e Copaíba, oito óleos essenciais e com a função de relaxar a musculatura –, ou o Skin – indicado para peles sensíveis e secas, com o objetivo de conferir um aspecto liso e macio à cútis, contendo óleos essenciais calmantes e óleos vegetais. Segundo Ana Flores, os elevados padrões de beleza presentes hoje na sociedade já atingem os homens de maneira mais concentrada. “Quando os homens não procuram por espontânea vontade um tratamento como esse, são as mulheres que acabam influenciando os homens mais facilmente, seja por meio de dicas entre amigos ou conselhos entre parceiros e cônjuges. É muito comum ver no Amanary Spa casais realizando tratamentos juntos”, afirma.

O Spa conta com alguns tratamentos exclusivos da marca, como o Coffee Sensation, o qual é à base de café, o Vinotage (á base de vinho) e o Tratamento Corporal de Maracujá, os quais agregam mais valor aos serviços prestados. O hotel também possui pacotes de Day Spa, o qual é direcionado para usuários que não estejam hospedados no empreendimento.

Da gestante à criança
O resort Grand Palladium Imbassaí, localizado no litoral Norte da Bahia, mantém desde sua inauguração um spa o qual fornece tratamentos para todos os públicos. A ideia de ter um spa como parte integrante do Resort surgiu quando os executivos da rede sentiram a necessidade de manter em todos os empreendimentos uma maior variedade de serviços para os hóspedes. “Esta ideia foi implantada desde o primeiro Grand Palladium, na Rivera Maya (México) há 14 anos. Aqui no Brasil, desde a inauguração do Resort, seguimos o mesmo modelo de sucesso com áreas úmidas e de terapias – adaptando-o ao tamanho do hotel. As normas para estabelecer um spa são as mesmas necessárias para a operação do estabelecimento, ou seja, é preciso contar com piscinas, tratamento de água, higiene, normas de segurança etc. E a marca também tem normas, todas as unidades do “Zentropía Spa” precisam ter os procedimentos e os terapeutas precisam ter certificados de massagem e terapia”, afirma Daniel Ortiz, Coordenador do Zentropía Spa do Grand Palladium Imbassaí.

A marca Zentropía Spa foi lançada pela rede Palladium Hotel Group em meados de 2012. Anteriormente, cada empreendimento do grupo possuía uma marca de spa própria, a qual era negociada com empresas terceirizadas da região, e para se manter um padrão de qualidade nos serviços prestados, a rede lançou a marca Zentropía Spa. De acordo com Ortiz, “Os principais serviços que os hóspedes solicitam são massagens de relaxamento e para casais, que exigem sobre tudo um procedimento tranquilo e agradável, um tratamento cordial e atencioso, sendo exatamente o que recebem no Zentropía Spa”.

O local oferece aos hóspedes diversos tipos de massagem, as quais contam com técnicas de relaxamento focadas em aliviar o cansaço muscular. Durante a massagem, os terapeutas utilizam óleos naturais com semente de uva, que possuem função antioxidante. As massagens vão desde a pré-natal (indicadas para gestantes), seguido por relaxamentos profundos e descontracturante, massagens de pedras quentes, cura stress e a massagem da casa chamada de Zentropía, a qual utiliza cinco técnicas diferentes: Reflexologia, relaxamento profundo, shiatsu (pontos de pressão) e aromaterapia, com uma duração total de 80 minutos, ideal para liberar todo o estresse.

Os tratamentos faciais também são muito utilizados pelas hóspedes. Dentre as modalidades oferecidas pelo Zentropía Spa, estão tratamentos diferenciados com aparatologia de ponta, como a corrente galvânica, a qual auxilia a pele a absorver os ativos dos cremes e máscaras aplicadas. As clientes poderão optar por uma Limpeza Profunda; Anti-idade; Colágeno; Pele sensível (com alguma reação alérgica ou com problemas de rosácea) e tratamentos de colágeno anti-stress para os olhos que é ideal para cansaço ocasionado por uma noite de festas.

Por se tratar de um resort, o qual reúne inúmeras atividades para toda a família, o Grand Palladium mantém a disposição um Spa Kids, o qual inclui serviços para os meninos e meninas, que vão desde massagens nas mãos, pés e costas, até tratamentos faciais e penteados diferentes (com spray colorido). De acordo com Daniel Ortiz, “Contamos também com maquiagem para meninas e polimento unhas das mãos e pés. O tratamento tem uma duração de 50 minutos aproximadamente e é feito por nossas massagistas profissionais. Os pais podem assistir ao tratamento para tirar fotos e é possível que combinem horários para fazer tratamentos e desfrutar da experiência spa juntos, pais e filhos”, ressalta o executivo.

Equipe e tratamento próprio
Com o objetivo de proporcionar ao hóspede um local onde ele possa encontrar descanso e relaxamento, o Unique Garden Hotel & Spa, localizado em Mairiporã (SP), mantém desde sua inauguração o Spa Pandora, o qual propicia ao cliente diferentes tipos de tratamentos que aliam saúde e bem-estar, focando no corpo, mente e espírito através de um cuidado holístico. De acordo com Hermes Redondo, coordenador de Spa & Fitness do empreendimento, o Spa conta com uma equipe própria de terapeutas, fisioterapeutas e esteticistas qualificados para aplicar todos os tratamentos e cuidados estéticos. O grande diferencial do empreendimento é a utilização de protocolos exclusivos com ervas cultivadas sem agrotóxicos e os tratamentos únicos e personalizados. “Outro grande diferencial é a água utilizada no spa, certificada como oligomineral, proveniente de fontes subterrâneas de bilhões de anos. Os agendamentos podem ser realizados no momento da reserva ou no período da hospedagem, dependendo da intenção e da necessidade de cada cliente. Além do conforto  e qualidade, o cliente sempre procura um serviço diferenciado como os tratamentos que utilizam produtos naturais. Temos uma gama de opções de tratamentos de assinatura, como por exemplo a ´Signature Treatments´”, comenta Redondo.

Dentre os tratamentos que contemplam a Signature Treatmentes, estão: Esfoliação Exclusive | Sal do Himalaia 100’: Esfoliação corporal a qual utiliza grãos e sal do Himalaia para remover as células mortas e as impurezas da pele. Após a aplicação desses ingredientes, o cliente passa por um banho de imersão e hidratação corporal para ativar a circulação sanguínea e revitalizar a pele; Massagem Unique Garden | Seis Mãos 70’: Aplicada por três terapeutas sincronizados, esta massagem corporal é realizada com óleo aquecido. Promove o relaxamento físico e mental. Associada à aplicação de pedras nos chakras, proporciona o realinhamento energético; Supremacia Européia 100’: Massagem corporal com leves movimentos articulares. Diminui as tensões dos ombros, pescoço, cabeça e face relaxando e revigorando a musculatura; Realeza Oriental 100’: A combinação da arte do shiatsu, reflexologia podal e harmonização dos chakras, através da energia de pedras semipreciosas. Esta terapia é indicada para o equilíbrio dos órgãos vitais, através dos meridianos e para a harmonização energética. Induz a um grau de relaxamento profundo; Rasul 110’: Indicado para desintoxicar, esfoliar, nutrir e revigorar a pele através dos benefícios terapêuticos da argila, sauna a vapor, banho de imersão e hidratação corporal.

Saúde e beleza aliadas
Localizado na Praia da Enseada, no Guarujá (SP), o Casa Grande Hotel conta desde 1995 com um Spa, o qual apresenta aos hóspedes e clientes diversos tipos de tratamento de beleza, saúde e relaxamento. De acordo com Lourival de Pieri, Diretor geral do hotel, o spa passou por grande reformulação há dois anos: “Iniciamos o Spa em 1995 e desde o início queríamos ter a qualidade de um Spa médico dentro de um hotel 5 estrelas. Mantivemos até 2012 o Spa Médico de Sorocaba com uma parceria com o já falecido Dr. Mauro Moura, e após essa data, reformulamos totalmente o Spa, mantendo o perfil médico com os diretores Dr. Felippo Pedrinola e Dra. Alessandra Rascovski e assim implantamos há 2 anos o Spasíssimo”, conta.

O local é ideal para hóspedes que acabam visitando o empreendimento durante Convenções, pois através dos tratamentos oferecidos, o cliente consegue relaxar e cuidar da estética ao mesmo tempo. Atualmente, o Spasíssimo é frequentado por 60% mulheres e 40% homens, com tratamentos que buscam proporcionar ao cliente qualidade de vida, reeducação alimentar e emagrecimento.

Dentre os programas específicos oferecidos pelo Spa, estão: Gestante Bebê, Relaxamento, Wellness e Maturidade. De acordo com de Pieri, após a reformulação dos serviços do Spa, foi registrado um aumento de cerca de 11% na taxa de ocupação do hotel. “Temos um público frequente durante o ano, o padrão de qualidade das instalações foram totalmente reformulados, inclusive com piscina de borda infinita e saunas seca e úmidas separados em alas femininas e masculinas”, frisou.

No menu de serviços do Spasíssimo, são oferecidos tratamentos de massagem, detox, facial, gordura localizada, celulite, flacidez corporal, entre outros. O spa também oferece aos seus clientes o Hair Services, o qual contempla escova, hidratação capilar, maquilagem, penteado, depilação, manicure, entre outros; Serviços clínicos, o qual possui consulta nutricional, terapia comportamental, consulta odontológica, acupuntura, clareamento dental a lazer, consulta fitoterápica, consulta médica; Serviços Fitness, com Pilates solo e no aparelho, watsu, persona, tennis, surf; entre outros tratamentos que contemplam não somente a área estética, mas também a saúde do corpo como um todo.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image