HOME Matérias Soluções para adequação às PNE’s serão destaque na Equipotel

Soluções para adequação às PNE’s serão destaque na Equipotel

Principal feira do setor da hospitalidade acontece entre os dias 18 e 21 de setembro na capital paulista

43
0
SHARE
Equipotel 2018 acontece entre os dias 18 e 21 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista

A acessibilidade e os direitos das pessoas com necessidades especiais obtiveram importantes avanços junto ao setor hoteleiro no início de 2018. Em março, a Presidência da República aprovou o decreto nº 9.296/2018, que obriga hotéis e pousadas a disponibilizarem, no mínimo, 5% de seus dormitórios com produtos normatizados à NBR 9050, que especifica detalhadamente os elementos que compõem um ambiente adequado às Pessoas com Necessidades Especiais (PNE’s), assim como outros 5% dos dormitórios com ajudas técnicas e recursos de acessibilidade.

Pensando nisso, a Equipotel, principal feira do setor da hospitalidade, que acontece entre os dias 18 e 21 de setembro no São Paulo Expo, destaca alguns expositores que ajudarão o hoteleiro a conseguir se adequar às medidas. Desde as mais conhecidas barras de apoio, até sistemas de segurança amigáveis a portadores de necessidades especiais, a feira é o local correto para encontrar todos os itens adequados à NBR 9050 da ABNT.

A discussão em questão iniciou em 2015, quando foi atualizada a NBR 9050 e o prazo dado aos estabelecimentos já existentes era janeiro de 2018. A necessidade do decreto presidencial, outorgado em março, aponta para uma dificuldade por parte dos empreendimentos à adequação da norma. As dificuldades são muitas, mas, sobretudo a de encontrar fornecedores com produtos adequados, bom preço e na totalidade do que determina a norma, algo difícil dado o grau de especificidade.