HOME Matérias Trade Sobe o valor da arrecadação com turismo em São Paulo,...

Sobe o valor da arrecadação com turismo em São Paulo, indica SPTuris

3
0
SHARE

Os números do turismo no primeiro semestre revelam que a Copa do Mundo no Brasil teve grande impacto na capital paulista. Segundo dados do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris – São Paulo Turismo, o ISS – Imposto Sobre Serviços do Grupo 13, que abrange atividades relacionadas diretamente ao turismo, teve aumento de 7,6% em relação ao mesmo período em 2013, acima dos 3,6% de crescimento total de ISS no município.

Já nas CITs – Centrais de Informação Turística, a variação alcançou a marca de 194,5% mais pessoas atendidas, incluindo os visitantes estrangeiros, brasileiros e moradores da capital. De acordo com Wilson Poit, secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, a Copa gerou aumento de visitantes em busca de informações nesses pontos, assim como contribuiu a inauguração de dez novas CITs, sendo três vans e cinco segways, que permitem fazer distribuição estratégica de acordo com a demanda de um evento ou atrativo.

Nos três terminais rodoviários da cidade – Tietê, Barra Funda e Jabaquara –, houve crescimento médio de 5% no desembarque de passageiros no 1º semestre deste ano, totalizando 8,3 milhões de pessoas. Além disso, a movimentação de passageiros nos aeroportos também foi maior nos três grandes equipamentos da região, com aumento de 8,7% em Congonhas (São Paulo), 15,3% em Cumbica (Guarulhos) e 11% em Viracopos (Campinas).

Nos hotéis paulistanos, apesar da leve oscilação de dois pontos percentuais para menos na taxa de ocupação do primeiro semestre de 2014 – comparado ao do ano passado –, o preço da diária média praticada este ano foi 7,1% superior ao mesmo período de 2013. Para Poit, a ‘troca’ de turistas durante a Copa fez com que a ocupação não crescesse. “Tivemos mais turistas de lazer, que tem outros meios de hospedagem, como casas de amigos e parentes. Durante o ano, São Paulo recebe turista de negócios”, pontua.

No período da Copa, a SPTuris manteve em funcionamento a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista, que compilou informações e indicadores sistematicamente para mensurar o impacto do mundial da cidade e a recepção dos visitantes. Confira alguns números de destaque da entidade: 541.779 turistas passaram por São Paulo durante a Copa; 20% foi o aumento na visitação de atrativos turísticos; 65% foi a taxa de ocupação hoteleira durante o evento; 80% de aumento de estrangeiros em restaurantes da cidade; R$ 1,8 bilhão de receita foi gerada com gastos de turistas para São Paulo; 5.135.953 de passageiros estiveram em Congonhas, Guarulhos e Viracopos.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image