HOME Matérias Gastronomia Sirha Rio abre inscrições para concursos de alta gastronomia e confeitaria

Sirha Rio abre inscrições para concursos de alta gastronomia e confeitaria

61
0
SHARE
Giovanna Grossi, última campeã latino-americana do Bocuse d'Or. (Foto: Ariel Guevara / Diogo Pereira)

A Sirha Rio, feira de gastronomia, hotelaria e foodservice, abriu as inscrições para as seletivas regionais da Bocuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie, duas das maiores competições mundiais de alta gastronomia e confeitaria.

Os competidores terão até o dia 18 de agosto para submeter suas receitas através do site www.sirha-rio.com. Serão oito selecionados para cada um dos concursos. A grande novidade deste ano é que a seletiva será regional, contemplando candidatos de todas as regiões do país, com pelo menos um competidor de cada.

O evento acontece nos dias 4 a 6 de outubro no centro de convenções Riocentro , no Rio de Janeiro.

Bocuse d’Or

O regulamento pede a criação de um prato com pernil de cordeiro e três acompanhamentos. Os cozinheiros selecionados deverão executar esta receita durante a prova, diante de um júri composto por nomes como o chef franco-canadense Normand Laprise. Eles terão 2h30m para finalizar e apresentar o prato para degustação.

Dos oito competidores, quatro serão escolhidos para a etapa nacional do Bocuse d’Or. Sendo elas três vagas para o Sudeste, duas para o Nordeste, uma para o Sul, uma para o Norte e uma para o Centro-Oeste.

Thomas Troisgros, presidente-executivo do concurso, acredita na riqueza das regionalidades: “Com um país do tamanho do Brasil, nada mais justo que sejam dadas oportunidades para chefs de todo o território. Queremos movimentar essa nova geração de chefs, temos muita riqueza para ser explorada”, afirma.

Coupe Du Monde de La Pâtisserie

Já a Coupe du Monde de La Pâtisserie tem como presidentes o chef francês Philippe Brye e a chef Flávia Quaresma, que esperam neste ano ainda mais inovações e criatividade entre sobremesas e esculturas de chocolate e açúcar.

A competição será realizada da mesma forma. Oito confeiteiros de todas as regiões do Brasil concorrerão a quatro vagas na final nacional, no Sirha Rio 2017.

Os candidatos deverão criar uma receita de chocolate ou açúcar, dependendo da categoria disputada. Os escolhidos para esta seletiva terão 3 horas para executar suas sobremesas, que serão avaliadas pelo júri.

Nos dois concursos, os jurados esperam os candidatos explorem toda a diversidade de ingredientes e técnicas que o Brasil tem a oferecer, e tragam características de suas regiões para as receitas inscritas.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image