HOME Matérias Trade Sindtur Região das Hortênsias (RS) lança Programa Turismo Legal

Sindtur Região das Hortênsias (RS) lança Programa Turismo Legal

45
0
SHARE
Lago Negro de Gramado - Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Gramado - Cleiton Thiele

Para evitar ações e investimentos que prejudiquem a manutenção e o turismo sustentável da Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, o Sindtur – Sindicato de Turismo e Hospitalidade local — que abrange as cidades de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula — criou o Programa Turismo Legal.

Em 20 anos a região deu um salto no turismo profissional e a atividade gerou riqueza traduzida em empregos, cidades saudáveis, boas escolas, nível educacional acima da média, hotéis de excelência e gastronomia de padrão global, mantendo traços regionais. Por serem cidades muito conhecidas, isso atraiu muitos oportunistas.


Na mira da ação estão as atividades de aluguel de temporada (que retiram hóspedes dos hoteis), os gigantes on line (que cobram comissões consideradas abusivas em alguns casos), o transporte ilegal (que gera insegurança) e o assédio ao turista para venda de comida e imóveis. Um folheto explicativo e promocional do programa está sendo distribuído na entrada das cidades da região, como alerta aos visitantes.

A sociedade organizada regionalmente tenta se defender dos ataques que podem comprometer sua imagem.  “Dar segurança ao turista é nossa obrigação, cumprir as leis é o primeiro passo e esclarecer os visitantes para evitar transtornos e uma forma de minimizar o efeito perverso da cobiça que o sucesso desencadeia”, diz Tiago Basei Cardoso, hoteleiro atuante no sindicato e entusiasta do programa Turismo Legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image