MatériasTradeÚltimas Notícias

Setor turístico do Rio espera incremento de 20% com e-Visa

O e – Visa, Programa de Visto de Visita por Meio – Eletrônico, concedido aos cidadãos americanos, que entrou em vigor no dia 25 de janeiro, já tem apresentado resultados positivos para o setor. Somente nesta semana, as solicitações de vistos pelos americanos chegaram a 3 mil, segundo informações divulgadas pela Divisão de Imigração do Ministério das Relações Exteriores.

A iniciativa se deu através da lei nº 13.445, referente às novas normas de imigração, tendo comtemplado países como: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, responsáveis por 63,74% das solicitações de vistos para o País atualmente, como salienta o Deputado Federal Otávio Leite, autor do requerimento do visto eletrônico, Otávio Leite, “São 20 anos nesta luta para facilitar a entrada de turistas que querem conhecer o Brasil e essa iniciativa será um grande impulso para o turismo receptivo internacional. No ano passado, recebemos 570 mil americanos e nossa expectativa é dobrar esse número em dois anos”.

Publicidade
Clima ao Vivo

O novo sistema permite ao visitante a permanência no País por 90 dias, para estudo, lazer ou negócios. O visto que agora é concedido em até 5 dias úteis pode ser requerido por website, forma remota e aplicativo de celular.

O Secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix, comemorou a conquista para o País “O Rio de Janeiro tem muito o que comemorar. Trinta e quatro por cento dos 6 milhões de turistas que visitam o Brasil, passam pelo nosso Estado. A conquista do E-Visa vai, com certeza, representar um importante incremento de visitantes no nosso Estado. Nossa expectativa é dobrar o número de turistas para o nosso destino”.

Publicidade
Ameris

De acordo com o Rio CVB – Rio Convention & Visitors Bureau, os turistas americanos foram responsáveis por injetar US$ 248 milhões de dólares na economia brasileira somente em 2016, como explica, Sonia Chami, Presidente do Rio CVB, “Devemos lembrar que os americanos mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias. Com a facilidade do visto eletrônico, a expectativa é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes em nossa cidade e, por consequência, a receita deixada por eles”.

Já para a Austrália, primeiro país a ter o benefício concedido, a implementação do e – Visa já representa uma parcela significativa de solicitação de vistos, com 30% a mais do que anteriormente. “O turismo é o segmento que mais cresce no mundo e a implantação do visto eletrônico é uma ótima estratégia para atrairmos esse público. Para se ter uma ideia dos benefícios desta medida, no último mês foi registrado um aumento de 30% na solicitação de vistos pelos australianos”, explica Cristina Fritsch, Presidente da ABAV/RJ.

Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA