HOME Matérias Setor de viagens e eventos do estado de SP extinguiu 6.187 empregos...

Setor de viagens e eventos do estado de SP extinguiu 6.187 empregos em 2016

O estoque ativo de empregados diminuiu em 1,6% em relação ao terceiro trimestre de 2016 e 2,2% na contraposição do estoque findado em dezembro de 2015

94
0
SHARE
A cidade de São Paulo possui a melhor taxa de ocupação hoteleira neste ano - Foto: Caio Pimenta /SPTURIS

Nos últimos três meses de 2016 foram eliminados 4.566 empregos no setor de viagens e eventos do Estado de São Paulo, e 6.187 postos de trabalho formais fechados durante o ano. O estoque ativo de empregados diminuiu em 1,6% em relação ao terceiro trimestre e 2,2% na contraposição do estoque findado em dezembro de 2015. O ano foi finalizado com estoque total de 276.564 trabalhadores empregados.

As taxas são da PESVE – Pesquisa de Emprego do Setor de Viagens e Eventos baseada nos dados da Rais – Relação Anual de Informações Sociais e do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Ainda em relação ao ano passado, o setor de alimentação foi o único que indicou aumento no número de empregos.

No caso do setor cultural e esportivo, percebeu-se uma redução no número de empregos no ano, com queda de 7,9% e 389 postos de trabalho a menos. Em segundo lugar, o setor de agências e operadoras de viagens recuou 4,3% e perdeu 1.092 empregos formais.

Os números do último trimestre de 2016 mostram que o mercado de trabalho do setor de viagem e eventos do Estado de São Paulo aprofundou sua instabilidade econômica, segundo a assessoria econômica da FecomercioSP.

A perspectiva da Organização neste ano para o setor de viagens e eventos são de saldos menores, sejam eles positivos ou negativos. Isto é, a projeção é de uma estabilidade do mercado de trabalho celetista, principalmente no segundo semestre. A Entidade considera que aconteça uma melhoria mais homogênea do ambiente de negócios nacional, para que o setor de viagens e eventos paulista volte a aquecer.

Regiões paulistas:
Segundo a pesquisa, dentre as Macro Regiões Turísticas do Estado de São Paulo, cerca de 52% da mão de obra diretamente ligada ao setor de viagens e eventos estão alocadas na Capital Estendida, que integra municípios como São Paulo, Guarulhos, Osasco, Santo André e Barueri. Já outros 13,8% da mão de obra das atividades que compõem a PESVE estão na MRT Entradas e Bandeiras, com destaque aos municípios de Campinas, Atibaia, Indaiatuba e outros.

O desempenho negativo do emprego no setor no último trimestre de 2016 foi puxado principalmente pelos números da Capital Expandida (-4.712 vagas), com destaque para serviços de transportes e setor alimentício. Por outro lado, o maior destaque positivo foi observado na geração de empregos formais nas atividades ligadas diretamente a viagens e eventos na MRT Vale do Paraíba, Serras e Mar e na MRT Praias e Mata Atlântica.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image