HOME Matérias Espaço Acadêmico Senac participa da Virada Sustentável 2018 com exposição de projetos

Senac participa da Virada Sustentável 2018 com exposição de projetos

Alunos e professores mostram como a sustentabilidade pode ser aplicada em diversas áreas – da alimentação ao design de animação

93
0
SHARE
Exposição acontece na Biblioteca do Centro Universitário Senac, no campus Santo Amaro em São Paulo

De 23 a 26 de agosto acontece a Virada Sustentável 2018, movimento de mobilização para a sustentabilidade com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora e suas variadas vertentes sobre o assunto à população. A ação prevê, ainda, reforçar as redes de transformação e impacto social existentes em diferentes cidades.

Com a proposta de mostrar que a sustentabilidade está presente em várias áreas e que o assunto faz parte das discussões com os estudantes em seus cursos, o Centro Universitário Senac vai promover em maior período – de 20 de agosto a 6 de setembro -uma exposição de projetos criados por alunos e professores da instituição.

Estarão na exposição projetos de tecidos feitos a partir da fibra da bananeira; um condomínio ecológico no meio urbano; objetos termoplásticos desenvolvidos a partir da cana-de-açúcar e resíduos de madeira; animação para educação ambiental; e análise sobre o desperdício de alimentos no Brasil, entre outros.

“Esses eventos contribuem para que os alunos se inspirem a desenvolverem soluções sustentáveis que possam ser aplicadas em produtos, ações e projetos, nos diversos segmentos do mercado. A virada, por exemplo, vai mobilizar toda a cidade de São Paulo com um único objetivo: discutir a sustentabilidade“, afirma Luciana Mara, Coordenadora institucional de pesquisa e extensão do Centro Universitário Senac.


A Exposição Sustentável reúne cinco trabalhos de alunos e professores de cursos de graduação e pode ser visitada na biblioteca do campus de Santo Amaro, na capital paulista, entre os dias 20 de agosto e 6 de setembro. No dia 23 de agosto, das 11h00 ao meio dia, haverá uma roda de conversa com os autores para que eles relatem como a sustentabilidade esteve presente em seus projetos.

Projetos
A aluna Gersica Araujo, do Bacharelado em Design de Moda – Modelagem, produziu peças de vestuário com a fibra da bananeira para o seu trabalho de conclusão de curso. A inspiração veio após uma viagem à Amazônia por meio do Projeto Rondon junto com outros estudantes e profissionais da instituição.

Murilo Marcatto, do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, concluiu o curso com um projeto de um condomínio ecológico no meio urbano, usando princípios de permacultura e bioarquitetura, além de materiais e recursos renováveis, com vistas ao menor impacto ambiental possível.

A partir de pesquisas realizadas pelo professor Adriano Camargo de Luca, do Bacharelado em Design Industrial, foram criados objetos com materiais diversos, como o termoplástico originado da cana-de-açúcar e resíduos de madeira. Outro trabalho é a animação sobre a captura e soltura da onça-pintada dos alunos Guilherme Gurian e Eric Kenzo Kubo, do curso Tecnologia em Produção Audiovisual, do campus de Santo Amaro, que trabalharam em seu projeto de iniciação científica.

Durante a exposição, também serão passados dados e análise sobre o desperdício de alimentos no Brasil, da produção até o consumo. Quatro alunos da disciplina Ciências do Alimento, do curso Tecnologia em Gastronomia, identificaram que 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente. Os alunos Ana Luisa Scala, Katharina Santos, Tarsila de Carvalho e Thalles Ribeiro vão mostrar as possíveis soluções para esses problemas sob a orientação da professora Ingrid S. Hebbel Martens.