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Selos de classificação para acessibilidade hoteleira

Artigo de Antônio Gualberto Filho*

A importância da acessibilidade é ressaltada pelo movimento mundial para a inclusão social e pelo crescimento da população de idosos. O turismo surge como um dos caminhos de socialização para esse segmento populacional, que representa um promissor nicho de mercado para o setor turístico e para o setor hoteleiro.  O turismo da terceira idade é sustentado pelo segmento populacional na faixa etária entre 60 e 70 anos, que tem como característica viajar na baixa estação, por ser uma época mais tranquila e mais barata, embora eles possam viajar em qualquer época do ano e o grupo de maior poder aquisitivo ter renda acima de 25 salários mínimos.

As projeções indicam que esse mercado potencial não está relacionado apenas à população brasileira. A América Latina, uma emissora potencial de turistas da terceira idade, mostra que a dimensão desse mercado evidencia um potencial nicho continental a ser explorado pelo Brasil. Nas últimas décadas, tem havido um aumento significativo na população de pessoas com sessenta anos ou mais, especialmente em países como Argentina, Cuba, Uruguai, Chile e Brasil, apontando o mercado potencial existente no continente. O Brasil é um mercado interno promissor, considerando que a população de mais de 60 anos de idade, de ambos os sexos, em 2020, será de 28.321.799 de pessoas, portanto, maior do que as populações atuais do Chile, do Uruguai e do Paraguai que, juntas, somam em torno de 26, 8 milhões de pessoas.

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O hotel é um elo importante na cadeia produtiva do turismo principalmente quando se trata da terceira idade, por acolher e abrigar o hóspede proporcionando um ambiente que ofereça acessibilidade e segurança, devendo-se para isso definir detalhes arquitetônicos que sejam facilitadores do uso do ambiente hoteleiro.

Um dos quartos do Intercity Pátio Pinda construídos dentro dos padrões do Desenho Universal e da acessibilidade – Crédito: Cláudio Fonseca

Considerando-se que o atendimento com hospitalidade deve ser o principal objetivo do hotel, a acessibilidade deve ser um dos aspectos a serem atendidos por estar relacionada à funcionalidade do espaço hoteleiro. Nesse sentido, o objetivo do hotel é de acolher e proteger o hóspede idoso, para que ele se sinta confortável num ambiente psicologicamente adequado, criando assim condições favoráveis para o reconhecimento do padrão de atendimento.

Avaliação de Conformidade da Acessibilidade hoteleira

Para conferir essa característica desenvolveu-se um método capaz de avaliar o ambiente hoteleiro através um indicador quantitativo de acessibilidade. O método de ACA — Avaliação de Conformidade da Acessibilidade hoteleira foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a acessibilidade do hotel, pois se entendeu que a melhor forma de expressar a acessibilidade é transformando-a em um número associado a um conceito com significado imediato e de fácil compreensão, cujo maior valor corresponda ao melhor padrão de acessibilidade.

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O objetivo é mensurar a conformidade da acessibilidade do ambiente hoteleiro através de um procedimento fácil, confiável e capaz de gerar resultados precisos por meio de um cálculo simples que fornece o ICAH — Índice de Conformidade da Acessibilidade Hoteleira. Este ICAH por sua vez classifica a acessibilidade do hotel numa escala que varia da 1 a 100, conferindo um Selo de Classificação, que será entendido como um fator de marketing capaz de influenciar na escolha do hotel pelo hóspede. A escala de classificação e os respectivos selos estão mostrados no quadro.

ESCALA DE CLASSIFICAÇÃO DA ACESSIBILIDADE HOTELEIRA

ESCALA DE VARIAÇÃOSELO DE CLASSIFICAÇÃO
90 ≤ ICAH ≤ 100Platina
80 ≤ ICAH < 90Ouro
 60 ≤ ICAH < 80Prata
40 ≤ ICAH < 60Bronze
ICAH < 40Sem Classificação

Fonte: Autor

*Antônio Gualberto Filho é Prof. Dr. e Coordenador de Extensão Cultural da UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Contato antoniogualberto@yahoo.com.br    

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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