HOME Matérias Trade Segurança em eventos terá norma técnica da ABNT

Segurança em eventos terá norma técnica da ABNT

A experiência da ABEOC Brasil, com a criação do Selo de Qualidade há quase dois anos, acabou gerando uma ação junto à ABNT, onde foi identificada a necessidade de normalização para quatro temas centrais

89
0
SHARE
Ana Cláudia Bitencourt, Presidente da ABEOC: "O que se deseja com estas normas é que elas possam auxiliar as pessoas a reconhecerem os riscos e executar as tarefas, prevenindo qualquer possibilidade de acidente na realização de seus eventos”. Foto: Reprodução Site ABEOC

Ainda neste mês de janeiro, a Comissão Especial de Estudos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CEE 142 – Gestão de Eventos) colocará em processo de Consulta Nacional um conjunto de normas sobre os temas Segurança em Eventos e Competências do Organizador de Eventos.

As normas ficarão disponíveis aos interessados para aprovação pelo prazo de 60 dias. Após esse período, os votos recebidos são analisados e o projeto de norma, caso aprovado, será publicado. Os empresários do setor de eventos já comemoram o andamento das futuras normas, em especial, a presidente da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Ana Cláudia Bitencourt, principalmente no que se refere ao tema segurança. “O que se deseja com estas normas é que elas possam auxiliar as pessoas a reconhecerem os riscos e executar as tarefas, prevenindo qualquer possibilidade de acidente na realização de seus eventos”, diz.

A experiência da ABEOC Brasil, com a criação do Selo de Qualidade há quase dois anos, acabou gerando uma ação junto à ABNT, onde foi identificada a necessidade de normalização para quatro temas centrais: terminologia de eventos, segurança para eventos, competência do organizador de eventos e qualidade em eventos. Em 2015, também foi elaborado o projeto de norma eventos – terminologia, que já está em fase de Consulta Nacional junto à ABNT, onde é possível votar pelo endereço (www.abnt.org.br/consultanacional).

Para o coordenador da Comissão (ABNT), Alexandre Garrido, “o foco central, agora será o tema qualidade, mas, na medida em que for sendo encerrado cada processo de Consulta dos temas atuais, vamos iniciar a produção de outros projetos como um guia sobre como implementar a norma de segurança para eventos e uma norma, em particular, sobre a segurança dos Centros de Convenções”.

A próxima reunião mensal da Comissão será no dia 1º de fevereiro, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), das 10h00 às 17h00. Os interessados em participar deste encontro podem confirmar presença pelo e-mail comissão.abntcee142@gmail.com.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image