HOME Matérias Mercado Riscos no arrendamento de hotéis é pauta do BHI Conference 2013

Riscos no arrendamento de hotéis é pauta do BHI Conference 2013

2470
0
SHARE

Mais um tema de painel do Brasil Hospitality Investment Conference acaba de ser confirmado. A palestra: “Arrendamento ou administração: A quem pertence o risco?”, será ministrada pela Vice-presidente de Desenvolvimento do Hilton Worldwide, Paula Muniz. O evento acontece entre os dias 13 e 14 de junho, no hotel Tivoli São Paulo Mofarrej. De acordo com a executiva, “O risco trabalhista é significativo, especialmente em alguns países, incluindo o Brasil”, 

 

Também participam do evento, organizado pela Questex Hospitality + Travel, em parceria com a BSH International, o Diretor de expansão e desenvolvimento da América Latina da NH Hoteles, José Barquero Flores, e o Diretor de desenvolvimento da InterContinental, Ricardo Manarini. 

 

Para Manarini, o risco depende de como o contrato de arrendamento é constituído. “Se o arrendamento for variável, isto é, com pagamento de aluguel dependendo do resultado do hotel, o risco maior é dos investidores. Eles não terão rentabilidade sobre o capital investido e também terão muitas dificuldades para retirar a operadora hoteleira do empreendimento, já que este contrato segue a Lei do Inquilinato. Entretanto, se o contrato tiver um aluguel garantido, o risco passa a ser da operadora hoteleira que assume toda a responsabilidade pelo resultado do empreendimento”, explica.

 

Já na visão de José B. Flores, “Sem dúvida nenhuma, a tendência, hoje, do ponto de vista do operador hoteleiro são os contratos de administração, por flexibilizar a sua estrutura de custos”. O executivo ainda afirma dizendo que o produto hoteleiro está deixando de ser competitivo em relação a produtos de renda fixa no mercado de Real Estate. “Os investidores preferem fórmulas seguras de renda a participar em negócios cíclicos e de risco. É preciso mostrar que existem diversas fórmulas para evitar estes riscos: arrendamento variável, cláusulas de revisão do arrendamento para adaptá-lo a valores do mercado atual, entre outros”, conta. 

______________________________________________________________________________________________
Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?   

· Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
· Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image