HOME Matérias Trade Rio de Janeiro ganha serviço de tradução voluntária gratuita

Rio de Janeiro ganha serviço de tradução voluntária gratuita

20
0
SHARE

A ONG bbb-Korea (Before Babel Brigade Korea) e a intérprete Marília Rebello lançaram o projeto “Rio Amigo”, primeiro serviço de tradução voluntária gratuita no Rio de Janeiro. Com o apoio institucional da Riotur, empresa municipal de eventos da cidade, o projeto teve início no dia 12 de junho e ocorrerá até o dia 25 de julho em forma de um projeto piloto, justamente quando a cidade está recebendo visitantes do mundo inteiro em razão da Copa do Mundo.
Para usufruir do serviço, basta que o estrangeiro ligue para o número 3554-0304, selecione um dos sete idiomas credenciados (inglês, coreano, francês, espanhol, italiano, alemão e russo), e tenha do outro lado da linha um intérprete voluntário capaz de ajudá-lo a se comunicar com os brasileiros nas mais diversas situações. O serviço funciona 24 horas e tem apenas o custo de uma ligação local. Se estiver ligando de um celular com roaming e só discar para o mesmo número acrescentando o código do Brasil 55 e o do Rio 21, ou seja, 55 (21) 3554-0304.
O projeto, que surgiu na Copa de 2002 da Coreia do Sul, tem como objetivo a superação de barreiras linguísticas e faz com que o turista sinta-se mais seguro num país estranho. O Rio de Janeiro será a única cidade no mundo, além da Coreia, a operar o sistema. “Conhecemos (o sistema) em viagem a Seul e nos salvou muitas vezes por lá. Sempre pensamos em trazer o serviço para o Brasil e agora, com tantos eventos internacionais na cidade, o momento é perfeito”, diz Marilia Rebello.
Depois do dia 25 de julho o projeto será interrompido para ser implantado de forma definitiva e mais ampla na cidade. A partir de janeiro de 2015, o serviço Rio Amigo fará parte da rotina dos cariocas e oferecerá tradução em mais idiomas.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image