HOME Matérias Gastronomia Rede Vitória promove noite de queijos premiados em Campinas e Paulínia (SP)

Rede Vitória promove noite de queijos premiados em Campinas e Paulínia (SP)

67
0
SHARE
Evento será ministrado por Mirna Gigante no Bellini Ristorante, em Campinas, e no Maria Azeittona, em Paulínia - Foto: Divulgação

O Bellini Ristorante, restaurante localizado no Vitória Hotel Concept Campinas, realizará no dia 18 de Julho, a partir das 20h00, uma noite para degustações e harmonizações de queijos artesanais brasileiros – premiados e reconhecidos.

O evento será intimista e manterá vagas limitadas. Serão oferecidos o conceito sobre o universo nacional da iguaria, além de apresentações e troca de informações sobre processos, maturações e harmonizações.

Os vinhos da degustação, italianos, são da Vinícola Roeno. A noite será conduzida pela Especialista, Engenheira de alimentos e Pós-doutora da Unicamp, Mirna Gigante. A proposta é dividir com os convidados histórias, curiosidades e características culturais brasileiras de seus sabores.

No dia seguinte, 19 de Julho, Mirna estará presente também em Paulínia (SP). Será realizada mais uma noite de degustações com queijos nacionais. Desta vez no Maria Azeittona, restaurante do Vitória Hotel Convention Paulínia. Os convites também serão limitados.

Entre os queijos escolhidos para apresentação e harmonização estão:

Queijo Tulha, da Fazenda Atalaia – Amparo. Ganhador de Medalha de Ouro no Prêmio Queijo Brasil (II Prêmio Queijo Brasil) em Outubro de 2016. Em Novembro de 2016, ganhou a Medalha de Ouro no World Cheese Awards de San Sebastian, na Espanha. Primeira medalha de Ouro internacional para um queijo artesanal Brasileiro.

Queijo Mandala – da Leiteria e Lacticínios Pardinho Artesanal – Queijo preparado com leite cru em tacho de cobre, maturado sobre madeiras em caves. Com sabor adocicado e aromas próprios do produto.

Cuesta Azul – da Leiteria e Lacticínios Pardinho Artesanal.  Produzido com um blend de leite de vaca das raças Gir e Jersey, com mofo azul na massa. Maturado sobre madeiras por 60 dias, tem casca de aparência rústica e levemente amarga. Interior macio; de início doce que lembra notas de nozes e avelã e final mais salgado. As vacas da raça Gir são criadas soltas na paisagem da Cuesta no município de Pardinho/SP.

Queijo de Ovelha Extra Duro – do produtor Gran Paladare – Chapecó S/C. Preparado com leite cru de ovelha da raça Lacaune, maturado por 8 meses. Com leve picância e bem herbáceo, o que é típico dos queijos de ovelha no Brasil.

Belo – É maturado a partir do queijo Minas Artesanal em temperatura baixa e alta umidade, adquirindo, no seu processo, características semelhantes. Sua coloração varia do amarelo pálido ao laranja avermelhado, possui odor forte, sendo que sua cremosidade varia de acordo com o tempo de maturação e as características inerentes aos queijos artesanais. Lembra um queijo Reblochon.

D’Alagoa – Queijo de Minas Gerais preparado com leite cru de vaca e, apesar de ser chamado de parmesão, em nada se assemelha com o queijo italiano, pois tem sabor potente e picante.

Arupiara – Em pleno sertão paraibano, a lendária Fazenda Carnaúba, da família do dramaturgo Ariano Suassuna, produz variedades especiais feitas com leite de cabras nativas. São queijos tipicamente brasileiros de muita qualidade, delicados e de sabor delicioso. O sabor lembra um queijo holandês de cabra.

Tipo Gorgonzola – O Gorgonzola é um queijo mole de textura mais firme e um pouco quebradiça, cor amarelada ou palha com veios azuis e com casca natural. Possui sabor que varia desde o suave ao acentuado, dependendo do estágio de maturação, com aromas dos queijo de mofos azuis.

Tipo Gorgonzola Dolce – O Gorgonzola Dolce é um queijo de textura cremosa, cor branca ou palha com veios azuis e casca natural. Possui sabor amanteigado e adocicado e mantém aroma suave.

Mozzarella de Búfala – Tradicional receita a partir do leite de búfala, com teor médio de gordura para produzir o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, brancas e bem macias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image