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Receita por UH de hotéis brasileiros cresceu 6,7% em 2013

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Os hotéis urbanos brasileiros alcançaram em 2013 diárias médias de R$ 259,3 e ocupação de 65,9%. Esses números levaram a um crescimento do Revpar – receita por apartamento disponível – de 6,7% em relação a 2012. É o nono ano consecutivo em que o Revpar dos hotéis apresenta crescimento, segundo o estudo Hotelaria em Números, realizado pela consultoria JLL.


Há quatro anos conta com a parceria do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que incentiva seus associados a responderem a pesquisa. O estudo de 2014 foi elaborado com base em questionários preenchidos por mais de 450 hotéis, resorts e flats sobre sua performance no ano de 2013, o que representa quase 5% do total de hotéis urbanos do Brasil, que é de 9.909 empreendimentos.

O aumento de gastos operacionais, principalmente com mão de obra e insumos de alimentos e bebidas, não chegou a afetar o lucro operacional dos hotéis, que cresceu 6,21% em 2013 comparado ao ano anterior. Consequentemente, a margem de lucro em relação à receita total de 2013 ante 2012 cresceu um ponto percentual, para 36,6%.

Porém, é claro o movimento dos hotéis nos esforços para reduzir custos e maximizar receitas. Como resultado, houve um crescimento de 23% nas diárias médias nos últimos dois anos, apesar da queda de 3,6 pontos percentuais registrada nas taxas de ocupação no mesmo período. O estudo mostra também que houve um aumento de 2,36% na oferta de hotéis em 2013. A oferta estimada atual no País totaliza 9.909 hotéis e 485.103 quartos.

A abertura de novos hotéis e o aumento de portfólio de grupos empresariais, que se tornaram redes hoteleiras, levaram a um aumento de aproximadamente 12% no total de hotéis afiliados a cadeias hoteleiras nacionais e internacionais que, em 2013, chegaram a 30,7% do total de apartamentos disponíveis no País. Esse aumento mostra um amadurecimento do mercado, que se torna mais estruturado e competitivo.

A ocupação média anual foi de 65,9% em 2013 e a maioria dos hóspedes nos hotéis urbanos nacionais (83,7%) foi de brasileiros. Os principais segmentos de demanda hoteleira no Brasil continuam sendo negócios (66,7%), lazer (18,4%) e grupos de eventos (9%).

Para Roberto Rotter, presidente do FOHB, a parceria de todos esses anos com a JLL e os resultados da pesquisa apresentam um mapeamento imprescindível para o segmento turístico-hoteleiro no Brasil e colaboram veementemente para a captação de novos investidores, sejam eles nacionais ou internacionais. Além de ser um importante instrumento de referência para os hotéis, o estudo também incentiva empreendedores e apresenta números relevantes para todo o setor.

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