HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Purificador de ambientes utiliza ozônio e plasma frio para eliminar odores e...

Purificador de ambientes utiliza ozônio e plasma frio para eliminar odores e bactérias

328
0
SHARE
Aparelho trabalha automaticamente, sem a necessidade da intervenção humana - Divulgação

Com base no Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis (SC), que desenvolve e comercializa soluções para tratamento de efluentes líquidos e purificação de ambientes, a empresa Wier utiliza tecnologia limpa de Ozônio e Plasma Frio em purificadores de ambiente. Os produtos não requerem o uso de produtos químicos para a sanitização de ambientes ou para o tratamento de efluentes líquidos, além de não deixarem resíduos.

Os purificadores da FamíliaPurific destinam-se à sanitização de ambientes eliminando todo e qualquer odor desagradável (cigarro, animais, comida), micro-organismos presentes no ambiente (vírus, bactérias, fungos, protozoários), além de mofo e ácaros.

Não necessita da adição de produtos químicos, são totalmente automatizadas e com conceito de smartmachines, são ligadas para fazer o trabalho e programadas para desligar. Os purificadores da Wier promovem um tratamento duplo do ambiente: purificação do ar através da tecnologia de plasma frio e eliminação de odores e micro-organismos, mesmo impregnados no ambiente e em superfícies, através de ozônio (O3).

Já os purificadores da FamíliaAqua são destinadas à purificação de ambientes líquidos, ou seja, a higienização e desinfecção de locais com água, como piscinas, tanques e aquários. Também eliminam matéria orgânica e cor presente em efluentes da indústria têxtil, de papel e celulose, da indústria farmacêutica e agroindústria, por exemplo.

Ademais, são eficientes na desinfecção de alimentos como carnes, peixes, frutas e verduras. Enfim, substituem com precisão e economia o uso de produtos químicos e desinfetantes como o cloro, pois o plasma frio é considerado uma alternativa ambientalmente correta e mais eficaz para uma série de aplicações domésticas e industriais.

Entenda

O Plasma é considerado como o quarto estado da matéria: sólido, líquido, gás e Plasma. É um meio quimicamente ativo formado por descargas elétricas de alta tensão, radicais livres, moléculas oxidantes (H2O2, O3), radiação ultravioleta (UV), elétrons de alta energia, entre outras espécies químicas altamente reativas.

Quando aplicado no tratamento de efluentes líquidos, o plasma é capaz de degradar compostos orgânicos, promovendo um real tratamento do efluente, uma vez que não ocorre a geração de resíduos secundários como o lodo.

Como funciona

Os equipamentos da FamíliaPurific atuam de duas formas: de forma passiva, purificando o ar que passa por dentro da máquina e de forma ativa, através do ozônio liberado pela máquina.

Na forma passiva, o ar que passa dentro da máquina é purificado através da tecnologia de plasma frio. O ar recebe a ação de radiação ultravioleta (UV), radicais livres, elétrons de alta energia, entre outros formados pelo plasma e que conseguem eliminar micro-organismos e assim purificar o ar que sai da máquina.

Na forma ativa, a purificação do ambiente é feita através de gás ozônio que é liberado continuamente pela máquina. Por ser um gás, ele se espalha por todo o ambiente e se alastra pelo ambiente, chegando inclusive em lugares aonde a limpeza convencional não chega ou que não é feita. O ozônio é um gás natural bem oxidante e reativo. Ele consegue matar micro-organismos, vírus, bactérias, fungos e ácaros, assim como consegue quebrar moléculas orgânicas que causam mau cheiro.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image