HOME Matérias Trade Projeto do Sebrae estimula a criação de novas ofertas turísticas para Belo...

Projeto do Sebrae estimula a criação de novas ofertas turísticas para Belo Horizonte

 Inciativa pretende aproximar os setores de turismo, cultura e economia criativa para diversificar e ampliar as opções do turismo de experiência

50
0
SHARE
Capital mineira é a segunda cidade mais procurada pelos visitantes no estado

Para ampliar a permanência dos visitantes na cidade de Belo Horizonte (MG), que atualmente é de 8,7 dias em média segundo estudo da Setur-MG (Secretaria de Turismo de Minas Gerais), o Sebrae Minas criou o projeto “Ideathon: Experiência e Geração de Valor”. O objetivo é estimular o desenvolvimento de pequenos negócios no turismo, cultura e economia criativa na capital.

Apesar de ser a segunda cidade mais procurada pelos visitantes no estado, atrás apenas do Circuito da Serra da Canastra, a capital mineira vem ganhando a preferência do turista, a exemplo do Carnaval, que neste ano reuniu 3 milhões de pessoas na cidade.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Belotur, teve início em março deste ano com 12 empreendedores, além de organizadores de eventos, meios de hospedagem e negócios criativos. Dentre eles, estão grupos de teatro, dança e música: Tambor Mineiro, Galpão, Giramundo, 1º Ato, Terra dos Pássaros e Grupo Corpo.

Na prática, o “Ideathon” seria uma maratona para a criação de ideias inspiradoras, na qual empreendedores do turismo e da cultura identificam as oportunidades, mapeiam demandas e analisam dificuldades com a ajuda de técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de atividades, roteiros e pacotes turísticos de experiências para os turistas e a comunidade.

A ideia é aproximar pequenos empreendedores dos principais equipamentos turísticos e culturais, para que, juntos, criem ou remodelem produtos e serviços que possam gerar novas experiências para o turista e também para a população local.

O diretor de Operações do Sebrae Minas, Márcio Magalhães afirmou que o projeto visa conectar demandas e ofertas, estimulando parcerias, facilitando a divulgação de pacotes, roteiros e atividades de entretenimento, como shows, teatros e eventos em geral, para que os visitantes tenham mais opção do que fazer na cidade e, assim, evitem se deslocar para outras localidades. “Além disso, será uma oportunidade de criar mais alternativas de lazer e cultura para a população local”, explicou.

 

Até maio, o grupo participará de oficinas e mentorias com profissionais do Sebrae e do mercado. Empreendedores de sucesso também serão convidados a contar suas experiências, contribuindo no desenvolvimento de soluções e de lições aprendidas no mercado.

Ainda este ano, o Sebrae Minas vai formar novas turmas de empreendedores. Os encontros fazem parte da programação do Sebraelab, um espaço de experimentação e prática de gestão empreendedora, voltado para os pequenos negócios.  As inscrições já podem ser feitas pelo (31) 3379-9179 ou pelo e-mail: renato.lana@sebraemg.com.br.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image