HOME Matérias Especial Primeiro hotel yoo2 do mundo abre as portas no Rio de Janeiro

Primeiro hotel yoo2 do mundo abre as portas no Rio de Janeiro

398
0
SHARE
O hotel possui vários ambientes bem acolhedores - Crédito da foto para Adriana Granado

O hotel-design que leva a marca do renomado arquiteto Philippe Starck foi implantado no bairro de Botafogo com vista a vários cartões postais da cidade e será administrado pela rede Intercity

A cidade do Rio de Janeiro tem mais um bom motivo para se orgulhar: acaba de ganhar a primeira bandeira hoteleira padrão upscale yoo2 no mundo. Esta marca é do escritório de design Yoo, fundado pelo arquiteto Philippe Starck e John Hitchcox e está sendo operada com exclusividade no Brasil pela rede hoteleira Intercity. Em parceria com a belga Pylos, o investimento na unidade carioca foi de R$ 130 milhões e o objetivo é que esta bandeira chegue também em Porto Alegre e Hong Kong na China. Segundo o diretor de marketing e operações da Intercity Marcelo Marinho, a abertura do primeiro hotel design no Rio de Janeiro é um divisor de águas: “O mercado hoteleiro na Cidade Maravilhosa estava precisando de um hotel diferente que priorizasse a alma local” comentou.

O objetivo do hotel-design é proporcionar uma experiência única para os viajantes que procuram vivenciar a autenticidade carioca com luxo democrático e descolado. Os elementos chave incluem o bar, o rooftop, o restaurante, os quartos estilizados com elementos locais e o serviço intuitivo ao hóspede. O projeto criado pelo escritório de design Yoo Design Studio, foi adaptado e tropicalizado pela arquiteta paulista Melina Romano “Minha preocupação, desde o início, era trazer para os ambientes, contemporaneidade e sofisticação, além de um toque de brasilidade” afirma a designer.

Vista do Pão de Açúcar do Bar Rooftop - Crédito da foto - Adriana Granato
Vista do Pão de Açúcar do Bar Rooftop – Crédito da foto – Adriana Granado

A profissional realizou uma curadoria especial e privilegiou o mobiliário de design nacional, escolheu peças de jovens e consagrados talentos como Ana Nuete, que desenvolveu um lustre exclusivamente para a recepção do hotel. Completa o time de artistas brasileiros: Leo Romano, Marcus Ferreira, Rodrigo Ferreira e Marcelo Rosenbaum.

Para este projeto, Melina usou cores fortes, uma das características de seu portfólio, assim como modernidade e inovação. Destaque para a estante de madeira verde e amarela localizada na recepção e o cinza e azul turquesa aplicados no terraço e na área da piscina. Outro ponto alto é a aplicação de ladrilhos hidráulicos da década de 20 e modelos criados especialmente para o hotel. Melina ousou da geometria neste revestimento que está presente em diversas áreas como bar, terraço, piscina e quartos.

A Suíte presidencial recebeu o nome de Celebration para homenagear a vista privilegiada para o Corcovado e Pão de Açúcar e conta com toques retrô como vitrola e letreiro luminoso, uma maneira de resgatar a atmosfera áurea, festiva e boemia da década de 50 da cidade.

Os apartamentos são muito aconchegantes e proporcionam uma vista linda da região de Botafogo - Crédito da foto - Adriana Granado
Os apartamentos são muito aconchegantes e proporcionam uma vista linda da região
de Botafogo – Crédito da foto – Adriana Granado

Vista privilegiada

Situado na Praia de Botafogo, de frente para a Baía de Guanabara e com vista para o Pão de Açúcar e Corcovado, o empreendimento conta com 143 apartamentos, com design arrojado, que variam de 23m² a 62m². Os apartamentos contam com uma moderna infraestrutura pensada em maximizar o conforto e a comodidade dos hóspedes e isto inclui: colchão cama box da marca Onix, cortinas confeccionadas pela empresa VAG, TV Samsung de última geração com uma variada opção de canais a cabo, telefone, ar condicionado, frigobar Consul, cofre digital, fechadura eletrônica da marca Onity, wi-fi de alta velocidade gratuito e room service 24 horas. A Tognato foi quem forneceu os travesseiros, capas protetores de travesseiro e de colchão, assim como os edredons e as capas de duvet. Os hóspedes ainda podem contar com amenidades da marca Granado.

Trussardi

A Trussardi teve uma importante participação na implantação deste hotel, pois foi quem forneceu todo o enxoval de cama e banho com acabamento criado com exclusividade. “O objetivo é que o enxoval refletisse também a filosofia do hotel de criar experiência única. Além do acabamento diferenciado, o tradicional tecido 600 fios de algodão egípcio de nossa marca está presente também nas suítes presidenciais do hotel. Além da roupa de cama, as toalhas com tecnologia zero twist  dão um toque de algodão egípcio as peças e as toalhas de praia e piscina”, comenta a Diretora comercial da Trussardi, Mônica Pires.

O restaurante Cariocally é uma das opções gastronômicas Crédito da foto - Adriana Granado
O restaurante Cariocally é uma das opções gastronômicas Crédito da foto – Adriana Granado

Ambiente inusitado

Ao entrar no hotel, o hóspede já se depara com algo inusitado: o check-in é informal, sem burocracia e realizado através de um tablet.  Além de literalmente respirar arte e design, os clientes podem ouvir boa música em todos os ambientes, principalmente no rooftop, que conta com piscina e bar com a vista mais completa e deslumbrante da cidade e que promete virar it place da cena carioca. A Tidelli foi responsável pela ambientação do rooftop fornecendo móveis das linhas Marina (sofás, garden seat, cadeira), linha Bora Bora (balanços), linha Pão de Açúcar (poltronas). Somado a isto estão as mesas das linhas Goa e Pirâmide, ambas com tampos em concreto, assim como a linha Painho (por Marcelo Rosenbaum e o Fetiche Design). Os móveis utilizam material de alta resistência e durabilidade, aliada sempre ao conforto e estilo.

Na área gastronômica o hotel conta com o restaurante Cariocally comandado pelo Chef gaúcho Marcelo Schambeck e é aberto ao público. Já os animais de estimação têm circulação garantida e mimos como cama e potes customizados com a marca yoo, além de shampoo e condicionador Granado Pet.

A bar é um dos pontos de encontro do hotel Crédito da foto - Adriana Granado
A bar é um dos pontos de encontro do hotel Crédito da foto – Adriana Granado

Desafios para a implantação

Coube a Hotel Consulte Desenvolvimento e Projetos a consultoria e implantação deste empreendimento. De acordo com o Diretor da empresa, Luis Carlos Mendes Junior, o primeiro grande desafio foi planejar o projeto, pois se tratava do retrofit de um prédio residencial. “O projeto do yoo2 by Intercity que é inovador e um design diferenciado, pois é ancorado em uma grife de arquitetos mundialmente reconhecidos”, destaca Mendes Júnior. Além disso, o tempo para execução da obra e implantação do hotel era limitado para cumprir o cronograma para Olimpíada. “Certamente para nós essa foi a primeira grande prova de maratona da Olimpíada, tendo apenas 18 meses de obra e implantação para fazer um projeto diferencial e de qualidade como o yoo2”, avalia Mendes Júnior.

Hotel Consulte

Confira na galeria de imagens abaixo mais alguns ambientes deste hotel.

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image