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Presidente da ABIH Nacional participou da abertura do I Fórum de Turismo de Itacaré

O Presidente da ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Manoel Cardoso Linhares, participou hoje da abertura da primeira edição do Fórum de Turismo de Itacaré, realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo. Com o tema “Qual o Turismo que Queremos?”, o I Fórum de Turismo de Itacaré, reúne, até sexta-feira (15), empresários e trabalhadores do turismo na Costa do Cacau, como o objetivo de estimular o crescimento do turismo sustentável da região, além de promover uma rodada de negócios com a Azul Viagens, CVC, Trend, Visual, Flytour e Hotel Urbano.

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Na manhã de hoje, o Presidente da ABIH Nacional falou sobre “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, apresentando números sobre o desempenho dos meios de hospedagem do país, além de detalhar os desafios que o Brasil tem que enfrentar para acompanhar os índices mundiais de crescimento do turismo: “Ao longo das últimas décadas, o turismo se tornou um dos setores econômicos que mais crescem no mundo. Os investimentos no setor ao redor do planeta chegam a 882 milhões anuais. De acordo com dados da WTTC — World Travel & Tourism Council, divulgados no início de 2018, a indústria de turismo é responsável por cerca de 10,4% do PIB mundial, gera em torno de 313 milhões de postos de trabalho, o correspondente a uma em cada 10 vagas no mercado global. No entanto, os números do turismo no Brasil não são proporcionais aos índices internacionais. Mesmo sendo uma nação continental, com imensa diversidade natural e cultural, o setor ainda representa apenas 2,9% do PIB nacional, gerando cerca de 2,6% dos empregos diretos e com investimentos que não chegaram a 20 bilhões no ano passado”, destacou Linhares para completar: “Nesse contexto, destacamos a necessária imediata da regulamentação em âmbito federal, estadual e municipal, sobre as plataformas que comercializam venda de pernoites em residências. Precisamos seguir o exemplo de quase 300 cidades espalhadas pelo mundo que regulamentaram a atividade. É meu dever insistir e apontar para o desequilíbrio que alta carga tributária cobrada no país traz para o setor turístico, e que reduz drasticamente sua competitividade internacional” concluiu Linhares.

O Fórum de Turismo de Itacaré é realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo

Programação do evento

Na sequência da programação do Fórum, o painel ”Governanças Turísticas: Desafios e Sustentabilidade” com a abordagem sobre “experiência de sucesso de instâncias de governança turística”, com Cícero Peralta, presidente do COMTUR de Bonito – MS; “As políticas públicas de turismo como oportunidades de desenvolvimento do destino – análises de casos concretos”, com Fabrício Amaral, Consultor do SEBRAE e “Importâncias das Instâncias de Governanças Locais e Regional”, com Cida Aguillar, presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e Claudia Margarida, presidente do COMTUR Itacaré; l” Inteligência Empresarial em Turismo e Hotelaria”, abordando temas como “O que estou fazendo para ampliar minhas vendas e fidelizar meu cliente – Gestão por indicadores, marketing e vendas”, com Christiano Penna, Consultor do SEBRAE; “cinco Passos para Aumentar a Rentabilidade do seu Hotel”, com Rodolfo Delphorno, gerente nacional de Vendas da OMNIBEES, “Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur 3.0), Controle e Certificado de Qualidade para os Meios de Hospedagem”, com Isamara Moura, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e “Google Meu Negócio: Relevância em presença Digital”, com Lupércio Oliveira – fotografo certificado pelo Google.

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O evento prossegue até essa sexta-feira, dia 15 de junho, com uma série de palestras, painéis, debates e visitas. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, SEBRAE. SPHA, Ecoporan Hotel, Ministério do Turismo e Governo da Bahia/Secretaria Estadual de Turismo.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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