HOME Matérias Mercado Pousada Praia do Portinho recebeu prêmio internacional

Pousada Praia do Portinho recebeu prêmio internacional

21
0
SHARE

A Pousada Praia do Portinho, localizada em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, recebeu na última semana do IFC – International Finance Corporation um prêmio por sua iniciativa em adotar em suas instalações a ampliação de seu programa de eficiência de energia. A premiação foi concedida a outros três estabelecimentos hoteleiros instalados no País: Rede Meliá Hotels International, Catussaba Hotéis & Resorts, da Bahia; e Ribeiro & Jacinto Hotelaria, de São Paulo.

 

O IFC, órgão do Banco Mundial, concedeu este prêmio às empresas que adotam medidas de eficiência energética e que se tornaram cases. A premiação, com entrega das placas foi realizada no hotel Renaissance São Paulo, na capital paulista, durante o Sustentability Day. Segundo o proprietário da pousada, Leopoldo Pedalini Neto, com o programa proposto, o estabelecimento, que já possuía ações de redução de consumo de energia, deverá contabilizar uma economia adicional de até 30%.

 

Para chegar a esta meta, a pousada, ingressou no Programa Pró-Hotéis de Eficiência Energética, que concede linhas especiais de crédito para investimentos no programa. De acordo com Neto, a redução de gastos de energia elétrica anual deverá ser em torno de R$ 18 mil. “O valor do investimento será pago justamente com a economia que iremos alcançar com o programa”, explica.

 

Uma das medidas adotadas pela pousada é relacionada ao uso dos equipamentos de ar condicionado em seus 20 apartamentos, que eram responsáveis por grande parte do consumo de energia. Para reduzir os custos, será instalado em cada unidade um sensor de calor e de presença dos hóspedes. Com isso, os equipamentos só poderão ser acionados com os hóspedes no interior dos apartamentos. “Possuímos o economizador tradicional de energia e alguns hóspedes burlam o sistema, inserindo qualquer cartão na leitora para deixar o ar condicionado ligado o tempo todo ou utilizam com as janelas e portas abertas gerando alto consumo de energia devido ao uso ineficiente do equipamento”, observa o proprietário.

 

Outra medida que já foi adotada pelo empreendimento para reduzir os gastos com energia foi a instalação de uma câmara frigorífica para acondicionamento de congelados de seu restaurante. O novo equipamento substituirá os seis freezers que foram adquiridos após a pousada abrir sua ala gastronômica para o público em geral. Também será instalado um gerenciador de energia via web junto ao relógio de entrada garantindo assim o controle de eventuais perdas.

 

______________________________________________________________________________________________
Você necessita receber informação em tempo real para tomada de decisão e negócios ou mesmo para ficar bem atualizado?    

· Então, clique aqui e curta a nossa página no Facebook,
· Ou seja nosso seguidor no Twitter – www.twitter.com/revistahoteis  

______________________________________________________________________________________________

 

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image