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Porque a Match cancelou os bloqueios? – Artigo de Mário Cezar Nogales

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*Mario Cezar Nogales

 

Avisados e desavisados se espantaram quando a Match cancelou os bloqueios que haviam contratado com vários hotéis participantes como “hotéis oficiais da copa”, a pergunta que paira é o porquê destes cancelamentos e isto fez com que proprietários de hotéis se preocupassem com a ocupação durante o período da copa: Será que o hotel vai lotar?

Primeiramente devemos ter claro em nossas mentes que o medo de ficar vazio não existe, uma vez que o medo é um pensamento de algo que ainda não aconteceu e que pode ou não acontecer dependendo do que se faz no agora, logo o medo não existe pois é uma imagem criada por você mesmo de algo que ainda não aconteceu.

Em segundo lugar sua ocupação no período minimamente será igual ou um pouco superior ao do ano passado o que já foi previsto no seu plano anual e como já demonstrei aqui uma ocupação de 100% no período da copa apenas irá refletir no máximo em cinco pontos percentuais em sua ocupação anual, logo sua preocupação com o cancelamento da Match já pode ser descartada.

Paremos um instante para analisar o que ocorre no mercado e assim podemos observar os possíveis motivos pelo qual a Match cancelou uma parte de seu bloqueio.

Fiz uma pesquisa hoje (15/04/14) no site da Hospitality Fifa para o jogo 59, quarta de final, que será realizado em Salvador no dia 5 de julho em hotel 4 estrelas, o preço do pacote ficou em US$ 3.800,00 ou R$ 8.428,00; e assim como eu, grande parte dos torcedores irá pesquisar o preço na internet e vejam o que encontrei:

 

 

Ingresso para o Jogo 59

R$ 1.500,00

Ticket.com

Passagem aérea GRU SSA Ida e Volta

R$ 615,00

TAM

Hotel de 4 a 6 de julho 4 estrelas

R$ 1.780,00

Booking.com

Demais despesas com refeições, taxis, etc (aproximado)

R$ 400,00

 

Total

4.295,00

 

 

Este pode ser um dos motivos pelo qual a Match ou Hospitality FIFA tenha cancelado seus bloqueios já que com a metade do valor cobrado por ela consigo fazer a mesma viajem, desfrutar do jogo e ainda fazer um turismo pela cidade mas vamos a alguns dados empíricos pelo qual você deve estar atento:

 

Reservas

Dados estatísticos demonstram que as reservas pela internet chegam até 57% do total em hospedagem e destes 65% são feitos por smarthphones logo se você recebeu 100 reservas, 57 delas foram feitas pela internet e 37 foram feitas por smarthphones, mas tome cuidado e analise mais a fundo os números.

Outra pesquisa realizada pela Walker Sands Quarterly Mobile Traffic demonstrou que em 2013 as reservas feitas por smathphones deram uma estagnada e neste ano começaram a cair e isto se deve a que os aplicativos (apps) disponibilizados para reservas em smarthphones dependem em muito do trafego e da qualidade da internet via celular o que no Brasil é uma das piores, logo inserir os dados pessoais e o numero de cartão de credito até a sua validação pode demorar até 10 minutos e o que os consumidores vem fazendo é o de conseguir o numero de telefone e ligar diretamente para os hotéis.

Como estes clientes, potenciais hóspedes, estão em transito outro fator que os incomoda bastante é o espaço existente nos smarthphones e a digitação de dados e mesmo num tablet com a tela maior isto não é facilitado, ainda não nos acostumamos àqueles espacinhos pequenos em nossos gadgets.

Isto gera uma grande oportunidade, logo, hotéis que facilitam o numero de telefone para efetuar reservas nos próprios apps e sites já tem um ganho em numero de reservas, afinal de contas em quantos sites ou apps encontramos facilmente o numero de telefone do hotel? Veja o seu próprio site, em geral esta informação está em letras miúdas junto com o endereço ou com o “entre em contato” e lembre-se, são apenas 7 segundos que te separam do aceite do cliente e da mudança de página para o concorrente.

Uma dica aproveite que você tem essa informação e coloque o famoso “ligue já” de uma forma mais objetiva e simpática do tipo “ofertas especiais por telefone”

Revenue Management
Aproveite a oportunidade que está se dando para melhorar seu rendimento, uma vez que as reservas pela internet podem ter até 25% de comissões para as OTAS, fazer com que o seu cliente e potencial hóspede ligue para o seu hotel lhe trará esta economia em comissões e obviamente um melhor resultado sem aumentar a tarifa.

Obviamente que para isto você deverá controlar as estatísticas de conversões por telefone e verificar sempre os motivos de negações de suas reservas assim como sua equipe de atendimento deve estar muito antenada com o hotel e aproveitar a oportunidade para vender não apenas as hospedagens mas todos os serviços existentes, afinal de contas a tabela estatística abaixo deve ser uma realidade dentro de sua unidade.

Receita Total

100%

Receita com hospedagem

64%

Receita com alimentos

19%

Receita com bebidas

04%

Outras receitas

13%

 

 

 

E lembre-se sempre de que não é o conhecimento que te leva ao sucesso, é o uso do conhecimento que de fato faz o sucesso.

ERRATA
Segundo a assessoria de imprensa da MATCH/FIFA devo corrigir algumas informações: Valor de US$ 3.800,00 no site da hospitality FIFA. Este valor se refere a apenas e tão somente o valor do ingresso e não incluem hospedagem e ou passagens aéreas.

A venda de ingressos para os certames realizada por outros prestadores de serviços não cadastrados pela FIFA estão incorrendo em vendas ilegais destes ingressos.

O Motivo pelo qual a MATCH/FIFA Cancelou os bloqueios se devem ao seguinte:

“MATCH Services has a very specific remit to book room nights years in advance for various stakeholder groups of FIFA, not knowing how many of these room nights will then actually be used. For this reason there is the release process as set forth in the attached document, which is totally unrelated to prices.”

Traduzindo (minha versão)
“A MATCH Services tem uma missão muito especifica de reservar UH’s com anos de antecedência para vários grupos interessados da FIFA sem saber quantas destas reservas serão de fato utilizadas. Por este motivo há o processo de liberação conforme estabelecido no documento em anexo (em meu e-mail) o que é totalmente não relacionado com os preços.”

* Mario Cesar Nogales é Consultor em hotelaria e autor de cinco livros para o setor  – Contato mario@snhotelaria.com.br

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