Ponta da Barra em Laguna (SC) ganha sua primeira pousada

Ponta da Barra em Laguna (SC) ganha sua primeira pousada

900
0
SHARE
Recepção da Pousada Ponta da Barra (SC) - Divulgação

Situada a 128 km de Florianópolis (SC), a cidade de Laguna acaba de ganhar sua primeira pousada. A terceira cidade mais antiga do estado catarinense conta com dunas, área verde, atividades em meio à natureza, frutos do mar frescos, e recentemente passou a contar com a Pousada Ponta da Barra, que tem a seu favor o Farol de Santa Marta como um importante ponto turístico.

A pousada tem 14 quartos – com cozinha, banheiro, TV e ventilador –, piscina, quiosque, espaço gourmet e SPA. Além disso, ela disponibiliza bicicletas, stand up paddle, caiaques e passeios com guias turísticos. “A ideia principal da criação da pousada foi para receber as pessoas de uma forma mais aconchegante, e que elas se sintam bem tranquilas e felizes, revigoradas e desestressadas”, diz Rosângela Pereira Cabral, sócia da pousada.

A infraestrutura e a arquitetura do empreendimento foram desenvolvidas pensando na questão ambiental pela região se tratar de uma ilha de pescadores e reserva ambiental. Segundo Jordan Cabral Filho, o outro sócio da pousada, o local conta com poço artesiano e um sistema de coleta de água da chuva. “Adquirimos todo esse equipamento para já fazer o tratamento da água, para reutilizá-la para banhos, lavar louça e demais usos”, comenta Cabral. Além disso, os decks de madeira utilizados servem também para absorver a água da chuva.

Estrutura da Pousada Ponta da Barra - Divulgação
Estrutura da Pousada Ponta da Barra – Divulgação

As janelas, as portas e os demais móveis do local são de demolição e as peças de decoração, como lustres, foram feitas por pessoas que moram na região, além de artesanatos feitos pela própria sócia. Também já está sendo implantada a coleta seletiva do lixo reciclável e orgânico.

De acordo com Rosângela, ainda não há essa separação de lixo na ilha. “Estamos trabalhando para implantar essa ação. Queremos incentivar a comunidade a separar o lixo com pacotes de cores diferentes para facilitar a coleta. No espaço gourmet, os hóspedes poderão fazer frituras, então já iremos separar o óleo e passá-lo para uma pessoa responsável pela coleta”.

A pousada também oferece bicicletas como um incentivo para o turista deixar o carro de lado. “Disponibilizamos as bicicletas para que as pessoas não utilizem carro aqui, vamos incentivar a caminhada nas trilhas”, explica Rosângela. O perfil do hóspede esperado na pousada é de casais, pessoas que não querem gastar muito e não têm o desejo de ficar em um hotel sofisticado, mas também não muito simples.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Primeiro posto Salva-Vidas

Além de todo esse cuidado com o meio ambiente, a pousada ainda foi parceira na construção do primeiro posto de salva-vidas da praia Ponta da Barra. A praia, até então, não tinha um posto de salva-vidas, e um dos bombeiros que faz parte da Associação de Surfistas de Laguna, o Segundo Sargento do Corpo de Bombeiros de Laguna, Dario Manuel Duarte, procurou os sócios da pousada pedindo colaboração para que o sonho deles também se edificasse. “E nós o assumimos, demos a força financeira. Acolhemos o sonho deles e patrocinamos o seu projeto, para que a comunidade e as pessoas que vêm à ilha tenham a proteção dos bombeiros”, explica a sócia.

Trofeu 1
SHARE