Turismo & HospedagemÚltimas Notícias

Pesquisa aponta origem do valor agregado para hostels

O pesquisador Glauber Eduardo de Oliveira Santos, professor do IFSP e da USP, fez uma análise do estudo recentemente publicado na revista científica da área de turismo Tourism Management. Baseada nas opiniões de mais de 2,9 milhões de hóspedes, a pesquisa apontou quais características agregam mais valor aos serviços prestados por hostels. Os resultados da análise apontaram que os estabelecimentos nos quais a limpeza é 10% mais bem avaliada pelos hóspedes conseguem vender diárias a preços, em média, 3,2% mais altos.

Localização e instalações também são características valiosas para estabelecimentos desse tipo. Uma localização 10% mais bem avaliada pelos hóspedes implica em tarifas 2,0% mais altas, enquanto para instalações 10% mais bem avaliadas o aumento correspondente no preço da diária é de 1,7%. O estudo não encontrou qualquer valor agregado pela melhoria da segurança, ambiente social ou funcionários. Estas informações indicam quais atributos devem ser priorizados a fim de oferecer maior valor ao hóspede de hostels, aumentando a receita do estabelecimento e maximizando lucros.

Para ele, uma das principais dificuldades do hoteleiro é analisar o valor que cada elemento incluído em uma diária gera para o consumidor. Sua análise levantou as seguintes questões: Quanto o hóspede estaria disposto a pagar a mais na diária caso o estabelecimento oferecesse uma piscina? Qual parte da diária deve ser atribuída à qualidade da limpeza? E se o hotel fosse igual, mas a localização fosse melhor? “As respostas para perguntas desse tipo geralmente são desconhecidas porque é difícil decompor a diária hoteleira e analisar a contribuição de cada elemento. O serviço hoteleiro é composto por um conjunto inseparável de características, as quais não estão à venda individualmente no mercado. Portanto, é difícil saber quanto vale cada coisa”, aponta. No entanto, segundo ele, esse tipo de problema pode ser resolvido com uma boa base de dados e ferramentas estatísticas avançadas.

De acordo com a análise do pesquisador, o gestor de meios de hospedagem deve balancear os investimentos para oferecer a melhor combinação de serviços, equipamentos e ambientes para os hóspedes. Investir em elementos que efetivamente agregam alto valor ao serviço é o segredo para o sucesso do negócio. Por outro lado, investir demais em determinados elementos pode ser desperdício de recursos e uma estrada para a ruína.

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA