HOME Matérias Pátio Metrô São Bento oferece lazer e cultura no centro de São...

Pátio Metrô São Bento oferece lazer e cultura no centro de São Paulo

82
0
SHARE
Empreendimento fica ao ar livre, em um ambiente agradável cercado de pontos históricos como o Teatro Municipal, o Pátio do Colégio e Viaduto Santa Ifigênia - Foto: Eduardo Saraiva

Seguindo a linha de diversos polos culturais e de lazer criados recentemente próximos ao centro histórico da capital paulista, está o recém-inaugurado open mall Pátio Metrô São Bento, localizado perto do Mosteiro de São Bento, no metrô que leva seu nome, e próximo a mais movimentada rua de comércio de São Paulo, a 25 de Março.

O empreendimento, além das facilidades de lojas e serviços, e ampla variedade gastronômica, fica ao ar livre, em um ambiente agradável e seguro e cercado de pontos históricos como o Teatro Municipal, o Pátio do Colégio e Viaduto Santa Ifigênia, o que contribui para sua intenção de implementar a cultura na cidade de São Paulo.

Pátio Metrô São Bento conta com ampla variedade gastronômica – Foto: Eduardo Saraiva

Primeiramente, o Pátio Metrô São Bento fez questão de manter a tradição do espaço que, anteriormente, foi o berço do Hip Hop na cidade e, até hoje, reserva espaço para artistas deste gênero musical realizarem seus encontros mensais. A ligação com a cultura começou antes mesmo de o empreendimento ser inaugurado, em outubro de 2017, com o projeto Toca Aí, que recebeu apresentações de músicos de rua, promovendo o diálogo entre o espaço urbano, a arte e a população, gerando uma valorização da expressão artística desses músicos. Na época, o open mall abriu espaço para que os músicos pudessem arrecadar contribuições do público que passava pelo local.

O projeto foi um sucesso e tornou-se um concurso para eleger o melhor músico de rua da cidade, com a presença cativa do público e jurados especializados para escolher entre artistas de estilos diferentes, valorizando talentos que se apresentam pelos espaços públicos de São Paulo, como acontece nas grandes cidades de outros países. Outros eventos foram surgindo, como a exposição “Expressões do Centro”, que agregou quatro artistas visuais para desenhar 12 lugares icônicos da região. Fernanda Vaz, Natália Gregorini, Thales Lira e Victor Gáspari Canela foram os artistas convidados para fazer uma nova leitura dos pontos históricos da cidade. Uma nova forma de “sentir” o Centro, enaltecendo a arquitetura da região.

Concurso Toca aí – Gambiarra Lixofônica – Foto: André Barnabé

Essa vocação cultural do Pátio Metrô São Bento começou a chamar atenção e iniciou parcerias de sucesso como o evento realizado em julho com a TV Globo, que levou para o Pátio uma edição do projeto “Arte na Rua”, em comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

Nesse perfil cultural, o Sesc Florêncio de Abreu tornou-se um parceiro do open mall e, na primeira quinta-feira de cada mês, sempre traz uma atração musical ao empreendimento. Evento batizado como “Pátio Musical – Quintas com Sesc”, a parceria conta ainda com outras atrações em datas diversas, como por exemplo, uma oficina de flores comestíveis, que foi realizada no mês de outubro. Todas as quartas-feiras, os professores Jefferson Aquino e Jéssica Leopoldo dão aulas abertas de Samba Rock.

A mais nova iniciativa é o evento em parceria com o Metrô de São Paulo, chamado “Pátio Musical – Sexta Show”, cuja ideia é celebrar a chegada do final de semana no Centro, com música ao vivo, gratuita e ao ar livre. Na “Sexta Show”, o repertório é variado, tornando o happy hour na região ainda mais atrativo.

Já passaram pelos projetos musicais do Pátio Metrô São Bento os mais qualificados músicos urbanos da cidade e nomes de destaque do cenário musical como, Língua de Trapo, o Grupo Choronas e João Suplicy. E para tornar ainda mais democrático o acesso aos eventos que acontecem no empreendimento, a entrada é gratuita ou através de contribuição espontânea para os artistas.

Quem está à frente dos projetos culturais do open mall é a Gerente de Marketing do empreendimento, Isabela Parrón, bacharel em Artes Plásticas. “O Centro é histórico, intenso, vivo, plural. É possível encontrar praticamente tudo por aqui. Partimos da ideia de que pequenas ações para simplificar o dia a dia, levar mais cultura e valorizar o que se tem de bom na região, podem contribuir para aumentar a qualidade de vida e a felicidade dos frequentadores”, diz Isabela, que tem como proposta transformar a Praça da Colmeia (local onde acontecem os principais eventos do open mall) em um verdadeiro palco a céu aberto da cidade.

Finalistas do Concurso Toca aí – Foto: André Barnabé

Desde o ano passado, vários polos culturais foram criados próximos ao centro histórico de São Paulo, visando incentivar a cultura na região. Entre eles, destacam-se:

  • O novo Sesc 24 de Maio, que oferece literatura, música, arte, cursos, oficinas variadas e atividades para as crianças;
  • O Farol Santander que, resgatando experiências e memórias, apresenta exposições fixas e temporárias, uma pista de skate e debates de temas atuais;
  • A casa de Francisca, patrimônio histórico recém-restaurado, antigo palacete Teresa, traz ao centro um espaço musical exclusivo, acompanhado de um menu diversificado;
  • O Prédio Sé, um espaço dedicado a exposições, editorias e desfiles de moda, cinema, palestras e shows.

Sobre o Pátio Metrô São Bento

Localizado aos pés do Mosteiro, o Pátio Metrô São Bento é o mais novo open mall da capital paulista. Com opções de alimentação, serviços e varejo, o Pátio Metrô São Bento busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro da cidade. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil m² é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de quatro milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.

Vista do Monteiro de São Bento – Foto: Eduardo Saraiva