HOME Matérias Trade Paraty (RJ) recebe Festa do Divino e movimenta turismo religioso local

Paraty (RJ) recebe Festa do Divino e movimenta turismo religioso local

21
0
SHARE
Festa do Divino Espírito Santo. Crédito: Secretaria de Turismo de Paraty

Entre os dias 15 e 24 de maio, a cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, receberá a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. O evento vai reunir moradores e turistas em diversas atrações religiosas e folclóricas, shows com bandas, grupos musicais e de ciranda da região.

Considerada um dos eventos religiosos mais importantes de Paraty, a Festa do Divino chegou ao Brasil pelos seus colonizadores e é sempre realizada 50 dias após a Páscoa – Dia de Pentecostes. Mesmo com o passar dos anos a tradição e o folclore se mantêm vivos. Um bom exemplo disso é a distribuição de carnes aos pobres, ritual realizado pela Rainha Isabel há 700 anos. Também são ofertados balas e doces às crianças e comida ao povo. Este ano, o ato acontece no dia 24 de maio.

Durante a noite, acontece a coroação do Imperador do Divino, realizando, em atos cênicos, o ritual de libertação de um preso comum e recebendo reverências do público presente. Acompanhado por seus seguidores, ele é homenageado com apresentação da Dança de Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty.

Por conta da extensa programação, que também envolve participação de DJ´s e shows de bandas como a Bicho de Pé e o grupo Art Popular, hotéis e pousadas da região estão trabalhando com diárias e pacotes diferenciados para a ocasião. A Festa, que é patrimônio cultural imaterial do Brasil, conta ainda com gincanas, rifas, leilões, bingos e barracas com bebidas e comidas típicas, todas localizadas na Praça da Matriz.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image