HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Paraíso Eco Lodge investe em sustentabilidade

Paraíso Eco Lodge investe em sustentabilidade

14
0
SHARE

O hotel Paraíso Eco Lodge, situado na região de Ribeirão Grande, à 260km da capital paulista, está investindo em boas práticas e sustentabilidade, participando ativamente para a preservação da região e na geração de renda e integração com a comunidade local.     

O empreendimento, foi construído levando em consideração a manutenção e preservação do meio-ambiente. Ele possui, 10 cabanas e chalés, dos quais foram construídos com material reutilizável como sobras da indústria de laminação de madeira, além do tratamento biológico de esgoto que objetiva não poluir os lençóis freáticos e rios situados ao entorno. O coordenador do hotel, Manoel Pereira, explica:    “Se não o utilizássemos, provavelmente este material seria usado para poluir ainda mais o meio ambiente”.

Segundo Pereira, o hotel possui grandes lagos para natação, ao invés de piscinas, que gastam água e consomem grandes quantidades de produtos químicos na manutenção. As lareiras ecológicas, acesas com velas, evitam que madeira seja queimada e libere CO², preservando ainda mais o meio ambiente.

No que diz respeito à “Inclusão Social”, Pereira afirma que muitos clientes voltam ao Lodge como parceiros em ações sociais e acabam se envolvendo com os problemas da população local. “Por exemplo, alguns médicos realizaram um mutirão e atenderam os moradores em especialidades que não existem na região”, comenta o executivo.

No entanto, para aumentar a renda da população, o hotel patrocinou um grupo de artesãos, que produz peças com matéria-prima local, extraídas da Mata Atlântica, como: Cascas de árvores e sementes que são transformadas em pássaros e animais da floresta, suvenires cobiçados pelos visitantes internacionais. Outra atividade foi o resgate das tradições regionais, como os grupos de dança fandango, popular no interior de São Paulo. O hotel também utiliza estratégias para repassar a cultura sustentável, imergindo os hóspedes a cada passeio, em atividades de reflexão sobre  proteção e valorização do meio ambiente.

O empreendimento, também disponibiliza seu espaço para à realização de pesquisas acadêmicas. Sobre isso, Pereira finaliza: “Os pesquisadores são guiados por nossos profissionais, profundo conhecedores dos hábitos dos animais e das trilhas mata adentro”, diz o coordenador da pousada ecológica.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image