HOME Matérias Aconteceu Palestra de Hortência, Rainha do Basquete, encerrou a 5ª edição do Top...

Palestra de Hortência, Rainha do Basquete, encerrou a 5ª edição do Top Seller Event

Lições de uma vida, estratégias, valores e atitudes de uma campeã foram a temática desta palestra motivacional

154
0
SHARE
Hortência: "“Você vive de escolha e da maneira que deseja ser, entre ser o melhor e o mais ou menos"

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Para encerra com chave de ouro a 5ª edição do Top Seller Event que teve início ontem no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a RCI — Resort Condominiums International, trouxe a atleta Hortência Marcari, considerada a Rainha do Basquete no Brasil para uma palestra. Na platéia mais de 500 profissionais que trabalham no segmento de tempo compartilhado. Eles estão desde ontem participando deste que é um dos mais importantes eventos direcionados aos profissionais do setor no Brasil. Lições de uma vida, estratégias, valores e atitudes de uma campeã foram a temática desta palestra motivacional que começou com a exibição de um vídeo. Nele estavam  alguns momentos de glória e conquistas na carreira da atleta que foi a primeira brasileira a entrar para o Hall da Fama do basquete mundial.

E ela já começou sua palestra destacando que atitude e valores são essenciais na vida de qualquer ser humano. “Você vive de escolha e da maneira que deseja ser, entre ser o melhor e o mais ou menos. Eu fui a melhor, mas foi uma escolha minha. Tive foco, determinação e soube superar as dificuldades para atingir meus objetivos. Muitas vezes uma pessoa escolhe uma profissão de que paga mais, mas esquece que esta é uma decisão pensada de forma imediatista e esquece que se for o melhor naquilo que faz, certamente vai ganhar muito mais”, destacou Hortência.

Sacrifício para ela é essencial para chegar ao sucesso. “Treino, treino e mais treino, fazia parte do meu dia a dia para ser uma atleta de performance. Tive que abrir mão de passear, de baladas para estar dentro de uma quadra de basquete. Dor física pode ser superada e lembro de uma frase da Nike que diz tudo. Rala que rola. Dor psicológica dói mais, pois a vontade de comer algo fora do padrão de atleta é complicado”, destacou.

Na sua opinião, o que vale é ser o melhor no que faz, pois o mercado admira quem vende, quem bate meta, quem se supera e quem é competitivo. “Se você tem um sonho, tem que ter um plano concreto para realizá-lo. O sonho nos diz aonde ir, o plano como fazê-lo. Só não realiza um sonho quem não dá o primeiro passo para ir atrás”, comentou Hortência.

E ela lembrou como tudo começou na pequena cidade de Potirendaba, no Interior paulista, onde desde pequena se sentia com cabeça de homem e agia como no esporte, pois ela era muito competitiva e conseguia superar facilmente as meninas de sua idade. “Minha vida esportiva começou na escola e aos 12 anos fui campeã sulamericana de atletismo. Percebi depois que não gostava de esporte solitário e quis treinar handball, mas não fui aceita no time. Surgiu então a oportunidade de treinar basquete numa escolinha da Prefeitura e quando eu vi o esporte que era coletivo e bem competitivo me apaixonei. Contando do primeiro dia em que eu peguei uma bola de basquete, dois anos depois eu já era titular da seleção brasileira adulta. Sabe por que isto aconteceu? Por que fazia o que gostava, sentia que era o melhor e meus resultados provavam”, explicou Hortência lembrando uma frase. “Trabalhe no que você gosta e nunca terá de trabalhar na sua vida”.

E preparação adequada para ela foi fundamental para o seu sucesso. “Desde minha primeira escalação para defender a seleção brasileira coloquei como meta fazer mil arremessos diários na cesta, mas só valia as bolas que caiam dentro do aro. A vida é feita de detalhes e aprendi isto com muita humildade e doação, como por exemplo, a forma de arremessar uma bola. Existe toda uma técnica e somente com ela se obtém conquistas, pois na vida o detalhe faz toda uma diferença. E este detalhe, esta doação, faz o atleta superar as pressões pelos resultados e na carreira de vocês que são vendedores de tempo compartilhados não é diferente. Se puder já bater as metas de forma antecipadas, faça logo, não espere, pois se você sabe do detalhe e se doa, as coisas acontecem. Vence a luta não o melhor lutador, mas o que está em melhores condições no dia”, lembrou Hortência.

Uma das frases que Hortência apresentou em sua palestra

E ela expôs algumas frases para reflexão dos participantes no telão que dizia. “Quando os progressos se tornam lentos e porque houve uma baixa na intensidade de busca”. “Quanto mais você desgastar durante a preparação, menos se desgastará nas competições”. “Você joga o que você treina”.

Na sua visão, a vida é olímpica e saber a importância da equipe é fundamental, pois cada um tem de se doar ao máximo para conseguir os resultados. “A vontade individual não pode prevalecer sobre a coletiva. Tem que fazer exatamente o que foi combinado, as regras não podem ser quebradas, e isto se chama trabalho de equipe. Sozinho você vai mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, assegurou Hortência que disse que tinha um grande preconceito em perder. “Eu nunca perdi em minha vida, pois dava o melhor de mim em tudo o que fazia. Quem ganhava é que tinha os méritos. Mais importante do que ganhar é não perder. Muita gente vive o momento de glória, mas o que realmente importa é o caminho, pois tudo na vida passa”, definiu Hortência.

Hortência lembrou em sua palestra quando foi receber o Hall da Fama do Basquete Mundial

Para ela concentração e foco são muito importantes para se obter altos rendimentos e para isto é importante ter um ritual de preparação para um espírito competitivo, seja no basquete ou numa venda. “É preciso mirar o concorrente e se não fosse a Paula eu não teria ido tão longe em minha carreira como fui. A Paula me motivava a treinar cada vez mais para superá-la. Vocês também devem mirar seus concorrentes e procurar cada dia de forma mais obcecada superá-los. Assim é a vida, buscar sempre a superação para obter os resultados”, concluiu sua palestra Hortência sob fortes aplausos da platéia.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Foz do Iguaçu a convite da RCI para cobrir o Top Seller Events 2017 e se hospeda no Mabu Thermas Grand Resort

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image