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Onde está o meu hotel?!

Artigo de João Vissirini*

O ano de 2015 no segmento de hotéis trouxe muitas emoções e novidades, expansões, aquisições, segmentação, tematização, nichos, culminando com a cinematográfica fusão hoteleira em andamento da Starwood pela Marriot, com os chineses disputando o arremate e formando a maior rede mundial de hotéis. Foi um ano emocionante para as redes, grandes, médias e pequenas, está vencendo a matemática da economia de escala, que só é aplicável para quem está em rede.

No mundo dos meios de hospedagem independentes, especialmente os localizados no Brasil e na América Latina, os indicadores de desempenho do setor no exercício de 2015, em contraste com as redes, são deprimentes. Capitaneados por uma equação do mal: aumento na oferta, queda na ocupação, queda no valor da diária, aumento no custo dos serviços públicos, instabilidade política e econômica que afeta diretamente o principal segmento de tráfego do setor corporate, balançou o setor como uma bomba e fez com que encolhesse muito.

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Ratificando os dados e o cenário acima, saiu a 1ª pesquisa realizada pela Fecomércio – SP, apontando que os serviços de turismo, hospedagem e eventos na capital paulistana caíram 6% em 2015.  O resumo da ópera é: não está fácil para ninguém. Isto tudo você já sabia, o que você quer saber é o que fazer agora para mudar esse cenário. É simples, quando alguém procurar por um hotel no local onde você está, você precisa ser encontrado e vender para sobreviver à crise.

Para isso, é preciso reformular seu website, aprimorando as funções de navegabilidade, a estruturação do SEO (Search Engine Optimization ou otimização do motor de busca), ou do SEM (Search Engine Marketing ou marketing no motor de busca). Essas ferramentas fazem com que o seu hotel apareça como num passe de mágica quando alguém abrir o Google e pesquisar hotel na sua cidade. Além disso, a instalação de um aplicativo de reserva online para que esse comprador que já te encontrou possa reservar e pagar diretamente no seu website complementa a ação. O segredo nesses tempos de crise é ser encontrado.

Essa é a 3ª etapa, de um total de quatro, dos serviços de otimização de receitas realizados pela VR Hotéis e que denominamos Otimização Digital. Durante o exercício de 2015, nossa taxa mínima de crescimento de receitas de nossos clientes foi de 21%. Conheça nossos serviços e melhore o desempenho das suas receitas. www.vrhoteis.com.br

* João Vissirini – diretor da VR Hotéis – Visibilidade e Resultados Extremos para Hotéis

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