HOME Matérias Trade Olímpia (SP) terá inventário com dados de sua infraestrutura turística

Olímpia (SP) terá inventário com dados de sua infraestrutura turística

51
0
SHARE
O levantamento trará dados mais detalhados sobre o turismo de Olímpia (Foto: Divulgação)

Teve início nessa semana a coleta de dados para o Inventário da Oferta Turística do município de Olímpia. A ação é uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e consistirá no levantamento, identificação e registro de todas as atividades que envolvem o serviço turístico na cidade para fins de consulta, planejamento e promoção da atividade turística.

Para realizar tal ação, a Diretoria de Atendimento ao Turista irá percorrer os estabelecimentos de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e históricos, serviços, artesanato, entre outros, para coletar informações sobre tudo que envolve o turismo em Olímpia.

De acordo com a turismóloga Cristina Prado, responsável pelo levantamento, “O inventário turístico municipal é a principal ferramenta de planejamento da atividade turística. Este mapeamento mostra também as necessidades em termos de espaços para novas ofertas e melhorias nos serviços, pois contempla qualificação profissional, acessibilidade e manutenção dos espaços”.

O Inventário Turístico está previsto no Plano Diretor do Município e é uma exigência do Ministério do Turismo, o qual orienta que o mesmo deve ser atualizado com frequência. “Pelo fato de Olímpia agora ser uma Estância Turística, o inventário assume uma importância maior, pois uma das exigências para manter este título é o município ter estas informações permanentemente atualizadas”, afirma.

O levantamento irá reunir dados completos e detalhados sobre a infraestrutura dos locais, funcionando como equipamento de consulta a fim de disponibilizar informações confiáveis sobre a oferta turística do município aos visitantes e gestores, além de propiciar a elaboração de roteiros turísticos e entender o impacto da atividade no desenvolvimento econômico e social da cidade. Junto a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Turismo, aproveitará as visitas aos estabelecimentos para informá-los sobre a importância do CADASTUR e realizar o cadastro para aqueles que tiverem interesse.

Para o secretário de turismo do município, Beto Puttini, “À medida que o turismo se fortalece, o gerenciamento de informações se torna ainda mais essencial para que possamos administrar as diretrizes de crescimento do município e auxiliar, de maneira técnica, os prestadores de serviços turísticos a se consolidarem na atividade”.

SHARE