“O hoteleiro será um grande beneficiado com as mudanças”, diz Geninho sobre BNT 2016
Realizada pela primeira vez no município de Itajaí (SC), no Centreventos entre os dias 22 e 23 de maio, a BNT Mercosul já está de olho na edição 2016. Geninho Goes, um dos responsáveis pela realização do evento que completou 21 anos, já implantou algumas mudanças este ano e afirma que no ano que vem elas serão ainda maiores. Uma delas é o foco em negócios com a criação de um Business Center, o que, segundo ele, será crucial para os hoteleiros.
Segundo ele, o foco do evento é e continuará sendo atender os expositores nacionais. “Criaremos uma ilha corporativa no próximo ano, pois existem hotéis, por exemplo, que são tão bons, mas são menores, e fica impossibilitado de comprar um grande estande, gastando cerca de R$ 10 mil. Então, queremos atender estes empreendimentos, incentivando que participem destas feiras”, declarou Geninho.
O empresário levantou também a questão da capacitação, em que o agente de viagem tem estado muito sedento e será mais uma mudança para 2016. Este ano, já haviam cerca de 300 pessoas a cada rodada de capacitação, e no total, 1940 agentes de viagens assistiram palestras sobre destinos nacionais e internacionais, de como vender alguns produtos como o Beto Carrero World e souberam mais sobre o Mercado de Cruzeiros Marítimos com a Pullmantur. Serão criadas então, salas de capacitação menores, para destinos, e rodadas de negócios para empresas privadas. “Elas interessam muito mais para um hotel, operadora, do que pra um destino que trabalha com promocional”, completa Geninho.
Ainda este ano, a BNT será realizada no Chile e no Peru nos dias 20 e 23 de outubro, em Santiago pela 4ª vez e no Peru pela primeira. “Levaremos empresários daqui para conversar com agentes de viagens. No Chile, nós levamos mais de 200 agentes, proporcionando o trabalho que ele faz em um dia. Ele gastaria muito mais se tivesse que visitar cada um deles. É uma forma de otimizar os custos, por isso a rodada vale a pena. Mas sempre pensaremos nos países vizinhos, pois pode ser inviável para o empresário da Europa por exemplo vir para o sul”, comentou Geninho.
A 21ª edição da BNT Mercosul, em Itajaí (SC), recebeu 6.918 profissionais vindos de 6 países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai). A feira de negócios reuniu 483 marcas distribuídas em 131 estandes. Segundo os organizadores, a média de contatos comerciais por estande em dois dias foi de 360 visitas, totalizando 47.160 encontros entre vendedores e compradores. A edição 2015 foi encerrada com a premiação Campeões de Vendas no Beto Carrero World, que homenageou as agências que mais venderam em 2014/2015.
Para Geninho Goes e Jair Pasquini, “organizar um evento para agentes de viagens é multiplicar a geração de negócios, já que vários segmentos são beneficiados com o fluxo de turistas.” Do total de profissionais, 160 deles foram representantes de operadoras de turismo que são responsáveis pela montagem e distribuição de pacotes junto aos agentes de viagens.