HOME Matérias O futuro do turismo de Porto Seguro agora está oficialmente traçado

O futuro do turismo de Porto Seguro agora está oficialmente traçado

116
0
SHARE
Luigi Rotunno, é ex- Presidente da ABR e Diretor do La Torre Resort - Foto Divulgação

Artigo de Luigi Rotunno*

Com o fechamento do Convention Bureau e o sumiço das ações da Secretaria de Turismo, a indústria do turismo de uma das principais cidades brasileiras, Porto Seguro – Bahia sofreu importantes perdas de visibilidade. Unindo os inúmeros escândalos nos quais o poder público está envolvido, que resultaram em matérias a nível nacional para os jornalistas da Globo e o descaso com o qual o município vem sendo tratado, tudo indica que o rumo do turismo da “cidade do descobrimento” não vai ser fácil nos próximos anos.

Mas esse cenário não foi suficientemente desastroso para despertar os ânimos, ao contrário, o golpe final para matar definitivamente o turismo profissional de Porto Seguro, veio com o acordo de parceria firmado entre o Município da cidade baiana e a plataforma de aluguel de temporada Airbnb. Lembrando que, Airbnb é, atualmente, a maior operadora de viagem do mundo, sem possuir nenhuma agência de viagem ou imóvel próprio.

Em uma publicação para o mercado, Airbnb declara ter duplicado seu número de passageiros em 2017 no Brasil e ter assinado um acordo com o Município de Porto Seguro, o qual irá pagar uma Taxa de Sustentabilidade de R$2,60 por noite de hospedagem. Resta saber se esse acordo foi feito com o aval do Conselho Municipal de Turismo, como esse dinheiro será utilizado e por quem. Fico perplexo com uma notícia de tamanha importância como esta, não ter sido comunicada nem pela própria Secretaria de Turismo.

A data para celebrar esse acordo foi muito bem escolhida, pois trata-se da festa do Descobrimento do Brasil aonde Airbnb coloca, definitivamente, sua bandeira em um evento de grande estilo. Com isso, preparem-se para ver o turismo de Porto Seguro vivenciar um cenário totalmente desorganizado nos próximos anos. Hoteleiros, receptivos e restaurantes vêm sendo progressivamente substituídos por locação de temporada, carros de aluguel e supermercados.

Se esse é o futuro do turismo, que assim seja! Porém, recuso-me a pensar desta forma. Essa leitura da evolução é completamente equivocada e fomentada por pessoas despreparadas no assunto. Turismo é, a cima de tudo, serviço. Turismo é hospitalidade! Turismo é a arte de receber e encantar o viajante proporcionando experiências únicas!

*Luigi Rotunno foi Presidente da ABR – Associação Brasileira de Resorts ne gestão anterior e é Diretor geral do  La Torre Resort em Porto Seguro (BA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image