HOME Matérias Aconteceu O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé encerra I Fórum Nacional da...

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé encerra I Fórum Nacional da Hotelaria

95
0
SHARE
Luiz Felipe Pondé,Filósofo e Escritor

Com o tema ‘O mundo virtual e suas consequências na vida real hoje e no futuro’, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, professor assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e titular na Fundação Armando Álvares Penteado, encerrou o I Fórum Nacional da Hotelaria, evento que aconteceu hoje no hotel Intercontinental, em São Paulo (SP).

Pondé destaca os estudos de comportamento do mundo virtual dizendo que o conceito está misturado. Os níveis de ansiedade da sociedade, segundo ele, têm aumentado após a evolução do mundo virtual, pois isso gera expectativa. Um exemplo citado foi a confirmação de recebimento no WhatsApp, algo simples, mas que pode criar questionamentos incertos nas pessoas. Ao mesmo tempo, essas inovações têm diminuído a ansiedade em alguns aspectos devido as facilidades que proporciona, como marcar um encontro com uma pessoa querida.

Luiz Felipe Pondé: “Daqui 20 anos, a tendência das ferramentas virtuais é aumentar”

O filosofo afirma que daqui 20 anos, a tendência das ferramentas virtuais é aumentar, e que uma pessoa desconectada, é considerada chique por conseguir ficar longe dessas plataformas. Pondé ainda diz que o impacto do mundo virtual está no fato de que as pessoas estão ficando controladoras com tais avanços, e a privacidade, de certa forma, está sendo destruída. O exemplo citado foi a forma de rastreamento pela opção de localização no Iphone.

Equipe do FOHB que fez esse evento acontecer com sucesso

Uma das consequências do impacto desse mundo é a ideia de agradar a todos, de acordo com Pondé. O impacto, principalmente nos mais jovens, está gerando sentimento de irrelevância, quando, por exemplo, não há o retorno em forma de aprovação de determinada atitude, segundo ele. “Uma das características de impacto é o nível de reconhecimento. Quantas pessoas você consegue engajar na sua vida?” destaca.