HOME Matérias Nobile Hotéis implementa em sua rede o FTCCLOUD, da Faitec

Nobile Hotéis implementa em sua rede o FTCCLOUD, da Faitec

62
0
SHARE
O ganho financeiro para a Nobile Hotéis foi imediato, pois ele é um produto mais vantajoso financeiramente quando comparado com os cloud computing do mercado

Com um banco de dados cada vez maior, a estrutura de rede da Nobile começou a ficar insuficiente para implantar novos hotéis e manter os servidores estáveis. Com isso, implementou o FTCCLOUD da Faitec, por causa da solução inovadora como sua principal fornecedora de cloud computing.

O ganho financeiro foi imediato, pois ele é um produto mais vantajoso financeiramente quando comparado com os cloud computing do mercado. A implementação foi realizada de forma simples, em cerca de uma semana. A tecnologia é utilizada por cerca de 800 usuários, sendo 43 hotéis a nível Brasil sem necessidade de treinamento. “É simples e fácil. Existe um aplicativo personalizado e basta o colaborador colocar seu usuário e senha”, diz o CEO da Nobile hotéis, Roberto Bertino.

“Cuidar de backup, armazenamento, licenças e manutenção era muito complicado”, conta Marcos Gonçalves, Gerente de IT da Nobile Hotéis. Segundo ele, a empresa teria que investir um valor muito alto para modernizar a infraestrutura. Sem esse investimento, o backup do sistema de banco de dados continuaria a ser feito manualmente, deixando informações importantes da empresa à mercê de falhas humanas. O departamento de TI seguiria verificando sistematicamente os processos do servidor para evitar surpresas com falhas. Vários processos corriqueiros da rotina da empresa também dependiam de esforços manuais: “Até para fazermos o fechamento mensal, dependíamos de um PMS específico, levávamos mais de uma semana”, diz Gonçalves.

Outro fator que preocupava o Gerente de IT era a energia elétrica. Além do custo com vários servidores ligados em tempo integral, a estrutura defasada causava sobrecarga na rede e poderia, a qualquer momento, queimar servidores, fontes e HDs. “Para não correr esse risco, teríamos que investir muito em Nobreaks e cabeamento”, comenta.

Resultado

Para Gonçalves, o principal diferencial da Faitec está no serviço de DATACENTER utilizado hoje pelo FTCCLOUD. Todos os serviços estão sendo hospedados dentro da Equinix. O banco de dados, hoje, roda em servidores ODA solução proprietária da ORACLE e toda a camada de segurança do FTCCLOUD roda com as soluções da SOPHOS. “Além de conhecer o negócio do cliente, toda a equipe de suporte do FTCCLOUD conhece nossa solução de PMS TOTVS CMNET. Se temos que ampliar novos hotéis, conseguimos fazer isso em apenas 24 horas, não precisamos comprar equipamentos e contratar mão de obra. Se necessitamos aumentar nossa infraestrutura, não é preciso parar nenhum serviço, ou seja, o serviço do FTCCLOUD dá à Nobile Hotéis essa flexibilidade”, diz. O gerente de IT ainda complementa que a Nobile já estuda ampliar os 43 hotéis, hoje já consolidados na rede, para 100 até 2023. Para Roberto Bertino, apesar do ceticismo de alguns gestores, a tecnologia em cloud já está disseminada no segmento hoteleiro e faz parte de uma tendência deste mercado.

SHARE