HOME Matérias Gastronomia NH Curitiba The Five recebe 13ª Edição do Tour Gastronômico de Hotéis

NH Curitiba The Five recebe 13ª Edição do Tour Gastronômico de Hotéis

67
0
SHARE
13ª Edição do Tour Gastronômico pelos Hotéis teve recorde de público este ano - Crédito: Fred Kendi

Por Maria José H. Coelho

Uma noite agradável…

O clima, surpreendentemente ameno para Curitiba, proporcionava o prazer do uso de sandálias, vestidos decotados, ternos descontraídos, tecidos leves e elegantes…

Um leve aroma de perfumes femininos compunha o ambiente de entrada em um convidativo terraço onde drinks e acepipes são oferecidos como boas-vindas. Incrível como podemos viajar dentro de territórios conhecidos…e, assimnos deparar com uma cidade diferente – Curitiba, que vista através do NH Hotel apresenta-se singular.

Esta outra perspectiva é a proposta que o “Hotel além do quarto” vem apresentando, ao longo de 13 edições do “Tour Gastronômico”, a um seleto grupo de pessoas. Revisitar espaços e oferecer alternativas é a maneira com que Tania Coelho, a mentora deste evento, encontrou para potencializar o uso do espaço hoteleiro para muito “além do quarto”.

Participantes ouviram do chef o menu preparado para a noite “Hotel além do quarto” – Crédito: Fred Kendi

Cardápios elaborados, equipe bem treinada, decoração primorosa compõem a cena onde inusitados sabores, refrescantes bebidas e boas conversas formaram o conjunto de uma satisfatória e exclusiva experiência que, neste momento teve como destaque os sabores da culinária espanhola pelas mãos do Chef Silvonei Souza.

Conhecida, caracterizada e disseminada como uma culinária que nos últimos anos vem se reinventando, não apenas na forma de execução mas também na apresentação de pratos consagrados, a releitura de clássicos e tradicionais sabores encontrou na nova geração de talentosos cozinheiros uma gama de alternativas que traz o inusitado em preparações cujos ingredientes tradicionais assumem uma roupagem requintada e surpreendente.

E assim, podemos desfrutar de pratos espanhóis com sotaque japonês, peruano, francês e toda sorte de novidades que os tradicionais “tapas” permitem pois sua apresentação – em pequenas porções, é um convite para que os chefs usem e abusem da imaginação para criar um grande número de pratos – praticamente um menu degustação.

Crédito: Fred Kendi

A “desconstrução dos pratos” é o que está em evidencia nesta nova proposta que, apesar de não encontrar consenso no mundo culinário, principalmente naqueles que defendem uma cozinha tradicional, tem como premissa preservar o sabor e o aroma dos alimentos, mesmo em formato e texturas diferentes o que nos provoca sensações únicas, gustativas e olfativas. Muitos chefs a nomearam –  nova cozinha cubista espanhola, em aberta referência ao movimento artístico que marcou as primeiras décadas do século XX.

Esta foi a proposta do cardápio do 13º Tour Gastronômico do NH Curitiba – The Five. NH é uma cadeia hoteleira espanhola fundada em 1978 que opera em 30 países e, em Curitiba, acomoda o espaço gastronômico “Estado Puro” do reconhecido Chef Paco Roncero que assinou o cardápio apresentado.


A frustração de não conhecer pessoalmente o tão anunciado chef espanhol, foi compensada pelo esforço da equipe no atendimento ao público, e do empenho de todos os envolvidos no evento, principalmente na gerencia do hotel que, entendendo a importância da proposta, reservou este espaço exclusivamente para esta edição do Tour.

Uma mesa bem posta, com destaque para o capricho na apresentação dos pratos, no detalhe do guardanapo com uma característica flor vermelha, que nos remete a las calientes noches sevillanas, conel flamenco, la guitarra los tapas y vinos.

O cardápio –apresentava desde o andaluz “Gaspacho” com toques de alfavaca e a presença do lagostim até o tradicional Jamón revestido de croquete. Como apreciadora da culinária espanhola, confesso que senti falta da presença do marcante azeite de oliva, principalmente na “Tosta de anchoascon tomate, aceituna negra e albahaca.”

Corte Helado de Parmesano com marmelada de lemon – Crédito: Fred Kendi

Um inusitado “corte helado de queso parmesano com mermelada de limón” antecedia o “arroz cremoso com lagostinofunghy y parmesano” servido, em consonância com a proposta, na forma de “tapa” e, para finalizar “Chocolate em texturas y Tartin de Manzanas”. Vinhos, sangria e outras bebidas harmonizavam adequadamente esta excursão gastronômica.

O espaço, com evidentes traços da arquitetura e ambientação espanhola, foi o coadjuvante desta noite cuja protagonista foi a atmosfera agradável e aconchegante do evento que já faz parte da agenda da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image