MatériasTradeÚltimas Notícias

Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG), lançará visita virtual em quatro idiomas

Visando a democratização de acesso a coleções e exposições das mais de 300 imagens, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, o MUS — Museu de Sant’Ana, localizado em Tiradentes (MG), lançará sua Visita Virtual em quatro idiomas – inglês, francês, espanhol e português. O evento será no dia 20 de maio de 2017, às 12h00, com entrada gratuita, no Museu de Sant`Ana, localizado à Rua Direita, 93, no Centro Histórico. “Queremos, além de virtualizar o acervo, instigar a visita presencial desse visitante que está on line, em qualquer lugar do Brasil e do mundo”, diz Angela Gutierrez, Presidente do ICFG — Instituto Cultural Flávio Gutierrez, gestor do MUS. O lançamento ocorrerá durante a Semana Nacional de Museus e será celebrado com a apresentação do coral Canto Crescente, de Ouro Preto, projeto sociocultural do ICFG, que receberá o  Coral VivaVoz, de Tiradentes, para participação especial.

A Visita Virtual do MUS está disponível para acesso online por computadores, tablets e smartphones, tendo sido desenvolvida em HTML5. Por meio destes canais o público poderá navegar pelas galerias do Museu, que abriga 300 imagens de Sant’Ana, sendo o único no mundo a ser dedicado à santa protetora dos lares, da família, bem como dos mineradores. “A ideia é democratizar o acervo virtualmente para quem ainda não conhece o Museu, além de dar aos visitantes presenciais um maior tempo para entendimento e assimilação do conteúdo da exposição, já que em alguns casos o seu dia de visitação está dividido entre outras atrações da cidade. Acreditamos que, no caso de grupos de escola, a visita virtual é sempre uma ferramenta de reforço e retomada dos assuntos abordados durante a visita presencial”, lembra Angela.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

A Visita Virtual a museus é tendência mundial, sendo uma importante ferramenta de democratização de acesso a coleções e exposições. De acordo com Carla Sandim, do projeto Era Virtual, que desenvolveu o projeto, o cotidiano dos turistas, estudantes e visitantes em geral está completamente tomado pelo hábito de navegar e comunicar-se virtualmente. As visitas virtuais são uma estratégia de aproximação e interação com esse público por meio da ferramenta que está totalmente inserida em seu cotidiano: a internet. Tornou-se fundamental interagir, ao modo da primeira década do século XXI, através de um mundo virtual. “Temos duas razões que nos orientam. A primeira é de que a visita virtual é uma tentativa de comunicar aos que estão imersos na rede, de que há um mundo aqui fora para ser visto. Nos dias atuais, tanto como no início do século passado, é necessário ampliar os horizontes. Antes, a informação nem sempre estava disponível, agora, ela está amplamente disponível, mas é necessário apresenta-la de forma atrativa em meio ao mundo de frenético entretenimento. Essa é a segunda perspectiva, tornar o conteúdo do museu cativante para os que estão online”, explica Carla, que já desenvolveu a virtualização de 30 museus brasileiros.

Mais informações, acesse www.museudesantana.org.br

Publicidade
Anuncie conosco

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA