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Mudanças da hotelaria são debatidas no Encontro da Hotelaria Mineira

Direto de Governador Valadares – Acácio Pinto, Diretor da Vert Hotéis abriu agora há pouco a grade de programação da 14ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira. O evento que acontece no Senac de Governador Valadares é promovido pela FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação com o apoio da CNC — Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e tem a Revista Hotéis como Media Partner. As mudanças operacionais e comerciais ocorridas na hotelaria nos últimos 20 anos foi o tema desta palestra. Acácio começou apresentando alguns hábitos que existia de hotel design com uma decoração que nos dias de hoje é no seu conceito brega, assim como destacou o modo como as pessoas se vestiam, corte de cabelo e o uso de fax. “Esta era a tecnologia revolucionária que tínhamos na época para fazer nossas reservas. Hoje é inconcebível o fato de utilizar esta ferramenta”, lembrou Acácio.

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Ele mostrou como mudou a arquitetura, decoração, comunicação visual dos hotéis nos últimos 20 anos e uma pesquisa que identificou os diferenciais apontados numa pesquisa mercadológica pelos hóspedes. “Serviços de qualidade, café da manhã com quantidade e qualidade, apartamento e conforto, banheiro limpo e com tamanho e a localização e lazer. Estes eram os diferenciais que os hóspedes apontavam nos anos 90. Hoje eles apontam como diferenciais os seguintes itens: Qualidade da conecção da internet, serviços e agilidade, apartamento co-working com conforto, café da manhã saudável e de qualidade e localização segura. O hoteleiro que não estiver atento às estas mudanças de comportamento do hóspede, não terá competitividade no mercado”, avalia Acácio. 

Acácio destacou alguns investimentos necessários para um hotel ser competitivo no mercado
Acácio destacou alguns investimentos necessários para um hotel ser competitivo no mercado

Investimentos contantes

E depois de entender o que os hóspedes necessitam, Acácio destacou onde o hoteleiro deve investir para deixá-los satisfeitos. “É necessário investir em tecnologia e conectividade; ter software e gestão; capacitar os colaboradores; ter um apartamento com estação de trabalho, com várias tomadas, qualidade na cama, um bom chuveiro, iluminação e vedação; o café da manhã deve ser saudável e justo; maquinários e equipamentos de ponta; sustentabilidade; planejamento estratégico; ambientes conectados e atrações (cultural, lazer, netflix e gastronômica)”, revelou Acácio.

Ele destacou os grandes desafios que a hotelaria está enfrentando e destacou a alta carga tributária, pois existe uma intricada legislação que sobretaxa um produto em diferentes estados. “Muitos departamentos dos hotéis passa grande parte do tempo resolvendo as burocracias criadas pelo governo para arrecadar cada vez tributos. Cada vez fica mais difícil trabalhar, pois o governo muda com frequência os procedimentos e a arrecadação aumenta de forma escalada”, destacou Acácio.

E ele lembrou com saudade o tempo que as agências de viagens cobravam 10% de taxa de comissionamento para uma reserva e que as tecnologias não ameaçavam a rentabilidade dos hotéis. “Hoje em dia as OTA´s chegam a cobrar até 33% para fazer uma reserva on line. O Airbnb também é um desafio que temos que superar, pois através desta ferramenta on line, 65 mil pessoas se hospedaram no Rio de Janeiro para assistir as Olimpíadas. A média foi de seis dias de permanência. Isto equivale dizer que teve 3 milhões de diárias. A Regus também disputa com o hoteleiro o cliente que utiliza salas de eventos. O Skype é uma ferramenta que o cliente faz reunião em seu escritório e fala com o mundo. Com isto ele não viaja, não consome passagem aérea, não consome hotéis e não move a indústria do turismo. Este é mais um desafio que o hoteleiro tem de estar preparado para enfrentar”, lembrou Acácio. O Jo and Joe, hotel interativo e tecnológico que a AccorHotels lançou para concorrer com o Airbnb, que  reduz de forma drástica a mão de obra. Também foi citado por Acácio como desafio, o Best Video Conference e as cabines que servem de hospedagem com diária de R$ 40,00.

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A fiscalização está sem nenhuma razão e critério no ponto de vista de Acácio
A fiscalização está sem nenhuma razão e critério no ponto de vista de Acácio

Burocracia governamental

Uma burocracia que Acácio citou que a legislação determina e passível de multa e que é mais um desafio, são as placas de sinalização que foram exigidas no hotel Ramada Viracopos, em Campinas, para que o mesmo entrasse em operação. “Foi necessário inserir placas para vaga para Inmetro, para carona solidaria e placa de não é permitido fumar dentro deste edifício e nem a oito metros de seu entorno. A fiscalização está sem nenhuma razão e critério. Levamos duas multas em nosso hotel em Natal com a razão de que os funcionários da jardinagem e os garçons que servem na área externa, não utilizam tecido em UV no uniforme. Não existe razão e critério. O que vemos hoje em dia são absurdos de uma indústria de multa. Estamos passando por grandes desafios na hotelaria que nunca vivenciamos antes. Isto ocasiona desânimo, mas não podemos perder as esperanças”, avaliou Acácio.

Planejamento estratégico para Acácio é essencial para um hotel ser competitivo hoje no mercado
Planejamento estratégico para Acácio é essencial para um hotel ser competitivo hoje no mercado

E ele destacou que hoje em dia é essencial para a hotelaria ser competitiva o Planejamento estratégico. “É necessário reinventar o negócio a cada dia. Temos que responder às necessidade do consumidor com produto e serviço, identificar qual o consumidor alvo, identificar o os consumidores em determinado segmento de mercado e ser diferente da concorrência”, concluiu Acácio, destacando que analisar o calendário de feriados no ano, o segmentos do mercado e o comportamento dos concorrentes são vitais para competitividade.

A reportagem da Revista Hotéis se hospeda no Hotel San Diego Governador Valadares para cobrir este evento.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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