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Mix de marketing: exemplos e variáveis a serem considerados em hotéis

Artigo de Alberto Breitenbach Scherer*

O mix de marketing é um conceito essencial para sustentar qualquer empresa. Ele é usado para se referir ao conjunto de ferramentas e variáveis que o gerente de marketing de uma organização tem para atender aos objetivos estabelecidos. Assim, no marketing de hotéis, teremos que levar em conta as chamadas “5 P” antes de executar uma estratégia. Nós nos referimos a:

  • Produto (product) – Deve ser adequado para o público-alvo de cada estabelecimento. Não se pode oferecer a mesma coisa nos serviços de hotéis rurais e de pequeno porte para administrar uma cadeia que tenta atrair um grande número de clientes.
  • Preço (price) – Essa variável depende muito do objetivo que queremos alcançar. Se pretendemos preencher os quartos todos os dias, podemos oferecer preços acessíveis; oferece um desconto de 50% na segunda noite ou um 2 × 1 na baixa temporada. Por outro lado, se nossa intenção é atrair poucos clientes, mas muito exclusivos, podemos aumentar nossos preços em troca de um atendimento personalizado.
  • Promoção – (promotion). É sobre a maneira como vamos tornar nosso alojamento conhecido. Hoje temos muitas maneiras de promover um negócio: outdoors, redes sociais, publicidade na internet ou na televisão, eventos corporativos, etc.
  • Praça – (place) A melhor opção para localizar o nosso hotel é fazer um estudo de mercado anterior para conhecer a concorrência. Então, vamos descobrir se há acomodações semelhantes às nossas na área.
  • Pessoas – (people) Os clientes são os mais importantes para qualquer negócio e sua satisfação deve ser nossa razão de ser. Temos que orientar nossos serviços para que a experiência dos usuários que passam pelo nosso hotel seja exatamente como eles imaginaram. Um cliente satisfeito recomendará nossa acomodação e desejará retornar.
  • Portanto, as estratégias de marketing voltadas para a hotelaria devem ser planejadas depois de se ter estudado essas variáveis em detalhes. Desta maneira, pode-se planejar quais estratégias devem ser planejadas relacionadas ao produto ou ao lugar, ainda que normalmente são orientadas ao preço ou à promoção. Os serviços de consultoria de hotelaria e turismo podem ser muito úteis se você precisar de ajuda com o marketing do hotel.
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Ações e estratégias essenciais do marketing do hotel

Estratégias de marketing hoteleiro são inúmeras, mas aqui apresentamos alguns dos mais utilizados e eficazes neste setor. Hoje em dia, é essencial realizar campanhas de marketing online para hotéis, mas não podemos esquecer a comunicação offline.

Marketing em hotéis: gestão de receitas (revenue manegement)

Essa estratégia de marketing está intimamente relacionada ao setor hoteleiro, uma vez que não pode ser aplicada em muitas outras áreas. O objetivo é conseguir que o nosso produto, neste caso o quarto de hotel, atinja o cliente certo no momento certo pela rota indicada e pelo preço que o cliente precisa. Desta forma, o nosso hotel estará sempre completo e obteremos o máximo benefício.

  • Esta estratégia de marketing hoteleiro é complexa, pois diferentes variáveis devem ser levadas em conta e inúmeras ações devem ser realizadas. Algumas das chaves para o gerenciamento de receita funcionar são:
  • O produto deve poder ser reservado com antecedência e deve ter um limite de lugares.
  • Para maximizar os benefícios, a técnica de overbooking pode ser usada. Ou seja, permitir que possamos reservar alguns quartos a mais do que temos disponíveis, esperando que haja clientes que façam cancelamentos. No entanto, esta estratégia é um pouco delicada e deve ser realizada de forma consistente.
  • A venda cruzada é uma técnica de marketing muito útil nos hotéis porque permite aumentar sua renda. Trata-se de vender produtos complementares aos nossos clientes. Por exemplo, além de oferecer à hospedagem, oferecer os alimentos no restaurante.
  • A segmentação de mercado é importante para diferenciar nosso produto de acordo com o tipo de cliente. Algumas pessoas procuram por quartos a baixo custo, enquanto outras preferem gastar um pouco mais de dinheiro e têm um preço fechado que inclui todos os serviços além da hospedagem. Com a receita, temos que conseguir localizar esses segmentos e oferecer o produto certo para cada cliente.
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Marketing online para hotéis e acomodações: presença nas redes sociais

O marketing digital é um conceito muito amplo que engloba ações de diferentes tipos, mas que é baseado na comunicação pela internet. Além de ter seu próprio site, é muito interessante que um hotel esteja registrado em plataformas de reservas (como Booking por exemplo) para alcançar uma quantidade maior de pessoas. Nestes sites, os clientes também podem deixar suas opiniões sobre o estabelecimento

Como complemento, a presença nas redes sociais é fundamental para qualquer hotel. Por quê? Já há algum tempo, a comunicação das empresas deixou de ser unidirecional e os clientes querem que suas dúvidas sejam resolvidas imediatamente. Através dessas redes, podemos dialogar com o consumidor. Isso nos ajudará a dar uma boa imagem da empresa e satisfazer os usuários. Por outro lado, as redes sociais são uma ferramenta essencial de marketing nos hotéis porque nos permitem alcançar um grande público, um objetivo inatingível de outra maneira.

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Email marketing na estratégia digital para hotéis

Campanhas de e-mail marketing em hotéis são outra ótima ferramenta para atrair clientes, mas como fazer com que o usuário não exclua nossos e-mails quando eles os receberem? Tornando o conteúdo interessante. Para conseguir isso, devemos considerar se enviaremos e-mails em massa ou se preferimos obter um banco de dados mais exclusivo de pessoas que possam realmente estar interessadas em ficar conosco. Neste

segundo caso, recomenda-se que esses usuários recebam um newsletter em seu correio eletrônico com uma periodicidade predeterminada, por exemplo, uma vez por mês. Existem várias maneiras recomendadas para obter esses endereços de e-mail úteis:

Peça aos nossos clientes para preencher um formulário de satisfação no qual eles fornecem seus e-mails. Nós só podemos usá-lo se a pessoa der o seu consentimento. Adicione no site uma seção de assinatura para a newsletter, para que qualquer um possa deixar seu e-mail para que possamos lhe enviar as notícias do nosso hotel.

*Alberto Breitenbach Scherer é Mestre pela Universidade de Passo Fundo (UPF), onde atua como professor para os cursos externos na área de gastronomia, hotelaria e turismo. MBA em Finanças e Controlador pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócio. Pós Graduação em Administração Tributária. Atualização em Business Management e International Business Tabor College além de Graduação em Administração Hotelaria pela Castelli. Possui experiência como consultor na área hoteleira e gastronômica, além de gestor comercial e de franquias e gerente geral no segmento hoteleiro.  Contato – albertobscherer@gmail.com

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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