HOME Matérias Espaço Acadêmico Ministério do Turismo publica edital para qualificar 120 estudantes no Reino Unido

Ministério do Turismo publica edital para qualificar 120 estudantes no Reino Unido

236
0
SHARE
O programa é destinado a alunos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade de instituições de ensino superior. O candidato precisa ter obtido pontuação acima de 600 no ENEM, comprovar proficiência em língua inglesa e ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do curso superior - Foto: MTur

O Ministério do Turismo vai oferecer bolsas de estudos para cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Turismo e Hospitalidade no Reino Unido, de acordo com edital publicado nesta quarta-feira, 12, no Diário Oficial da União. A iniciativa, que prevê a disponibilização de 120 vagas para alunos de graduação de instituições públicas e privadas de ensino, integra o PQI – Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade da Pasta.

As inscrições serão abertas no dia 17 de Julho e os candidatos interessados devem acessar o formulário eletrônico na página da CAPES até às 17h, horário de Brasília, do dia 25 de agosto de 2017. As vagas são destinadas a alunos regularmente matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade de instituições de ensino superior.

São ainda pré-requisitos para a seleção, entre outras exigências, ter obtido pontuação acima de 600 no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio; comprovar proficiência em língua inglesa; além de ter cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% do currículo do curso superior.

Segundo o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, “a qualificação profissional é uma das vertentes do Plano Brasil + Turismo, na qual estamos investindo cerca de R$ 5 milhões. Se queremos nos posicionar junto aos principais destinos turísticos do mundo, temos que olhar com muita atenção e investir pesado na melhoria do atendimento ao turista e dos serviços a ele prestados”.

O curso em instituição superior do Reino Unido terá formato exclusivo para o Programa de Qualificação do MTur. O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. A implementação das bolsas de estudo será realizada pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A alocação dos estudantes nas instituições internacionais será de responsabilidade da Association of Colleges, outro parceiro do Ministério do Turismo no programa.

Resultados

O reforço na qualificação profissional é uma das medidas do Plano Brasil + Turismo, pacote de ações lançado pelo governo federal para estimular o setor. A iniciativa transformou, em programa, iniciativas bem-sucedidas de oferta de cursos para estudantes brasileiros em Portugal, na Espanha e no Reino Unido.

O tempo de duração é de aproximadamente 11 semanas com aulas teóricas e práticas. A implementação das bolsas de estudo será realizada pela Capes – Foto: MTur

Entre os selecionados nas edições anteriores dos cursos de qualificação internacional está Luiz Renato Ferreira Gonçalves, 23 anos. Formado em Turismo no fim de 2016, pela Universidade Federal de São Carlos, ele integrou o grupo de alunos que foi com todas as despesas pagas pelo Ministério do Turismo para a Inglaterra no período do fim de 2014 e início de 2015.

Atualmente contratado pela Prefeitura Votorantim, ele avalia que a experiência internacional foi fundamental na sua formação profissional. “Recomendo que outros estudantes de turismo, principalmente bacharelandos, tenham acesso a exercícios educacionais como este. Os lugares que fomos e as visitas técnicas que realizamos servem de inspiração no meu trabalho de planejamento e gestão do turismo hoje em dia. Faltam no país profissionais empreendedores capacitados e com visão. Por isso é necessário investir na educação e na qualificação de gestores e planejadores da atividade turística”, destacou Gonçalves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image