HOME Matérias Responsabilidade socioambiental Ministério do Turismo lança guia sobre sustentabilidade

Ministério do Turismo lança guia sobre sustentabilidade

Publicação orienta empresários sobre a adoção de práticas ambientais, culturais e econômicas nos empreendimentos

53
0
SHARE

Com o objetivo de estimular o trade turístico a adotar práticas sustentáveis e implementar iniciativas simples que ajudam a reduzir custos ou minimizar o impacto social e ambiental dos empreendimentos, o Ministério do Turismo lança nesta segunda-feira (6) o Guia Turismo e Sustentabilidade.

A publicação aborda a definição de conceitos como Turismo Sustentável, além de dar dicas sobre o tema a todos os envolvidos no setor e demais interessados. O documento inclui orientações sobre acessibilidade e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como informações sobre a atuação do Ministério do Turismo nestes temas.

A coordenadora-geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, afirma que à medida que as pessoas obtêm mais conhecimento acerca do tema turismo sustentável, elas podem se tornar agentes multiplicadores de práticas que beneficiem o meio ambiente, as comunidades locais e os destinos.

O conteúdo do guia segue critério do Ministério do Turismo que trabalha as relações entre turismo e sustentabilidade com base em quatro princípios do desenvolvimento sustentável, essenciais para o Programa de Regionalização do Turismo:

1) Sustentabilidade ambiental – envolve processos relacionados aos recursos naturais;

2) Sustentabilidade sociocultural – considera a cultura local e os valores morais da comunidade;

3) Sustentabilidade econômica – visa assegurar a distribuição da renda gerada pelo turismo para a população local);

4) Sustentabilidade político-institucional – que visa garantir os compromissos entre os setores público privado e demais atores da sociedade civil.

O guia pode ser acessado no link: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/06_06_2016_mtur_guia_turismo_sustentabilidade.pdf

SHARE