HOME Matérias Ministério do Turismo apresenta Guia do Turismo Acessível

Ministério do Turismo apresenta Guia do Turismo Acessível

95
0
SHARE
O Guia do Turismo acessível conta com a versão desktop e um aplicativo.

O início das Paralimpíadas no Rio de Janeiro trouxe à tona a questão da acessibilidade em pontos turísticos. Dentro desse cenário, o Ministério do Turismo lançou uma ferramenta de avaliação de acessibilidade dos pontos turísticos: o Guia Turismo Acessível. As iniciativas foram apresentadas hoje (8) pelo Ministro interino do Turismo, Alberto Alves, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.

O site colaborativo permite aos internautas a cadastrar, consultar e avaliar a acessibilidade em hotéis, restaurantes, bares, lojas, shoppings, museus, atrativos históricos, parques, zoológicos, eventos, cinemas, serviços turísticos e atividades de lazer. O banco de dados do programa possui cerca de 530 mil estabelecimentos já cadastrados. Por tratar-se de um guia que depende da contribuição dos próprios turistas, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O guia apresenta versões em inglês e espanhol para os turistas estrangeiros também contribuírem com as avaliações.

Alves afirma que o ministério foca em três postos-chaves com relação a acessibilidade. “A acessibilidade vem sendo tratada como um tema importante para o segmento turístico e o ministério vem realizando suas ações em três frentes de trabalho: acessibilidade nos atrativos e estabelecimentos turísticos; informação para os viajantes com deficiência e melhoria na infraestrutura dos destinos. Ainda temos um importante caminho a trilhar, mas estamos andando na direção correta”, explica.

O Guia também traz informações sobre os direitos da pessoa com deficiência e orientações para setor turístico. Além de legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e bem receber a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, estão disponíveis para leitura e download. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde à 23,9% da população do País.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image