Mercado global luxo alcança alta de 262 bilhões de euros em 2017
De acordo com um estudo recente da Bain & Company, empresa de consultoria de negócios, o mercado global – que compreende bens e experiências de luxo – teve uma alta de 5% no último ano, um valor notável quando o estimado era de € 1,2 trilhão em 2017. Algumas áreas ajudaram a impulsionar este mercado, como a venda de carros que somou 6%, a venda de cruzeiros de luxo teve um crescimento anual de 14% e a venda de alimentos e vinhos de alta qualidade somaram 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o mercado principal de bens de luxo pessoais alcançou um novo recorde de € 262 bilhões, tendo como principal incentivo as compras na China.
O estudo nomeado de Bain & Company Luxury Study, realizado em parceria com a Fondazione Altagamma, fabricante italiana de bens de luxo, ainda demonstrou uma recuperação notável da Europa, tendo crescido 6% e alcançado € 87 bilhões nas vendas do varejo. O fluxo turístico tem crescido também, auxiliando o aquecimento de mercado no Reino Unido, Espanha e França.
As compras feitas pelos clientes chineses aumentaram as vendas no país para 15% em 2017, no exterior o valor somado foi de 32%. O resto da Ásia, também teve um crescimento de 6%. O impulso gerado pelo aumento dos gastos chineses levou o Japão um crescimento de 4%, levando o país a um faturamento anual de € 22 bilhões. Já o mercado norte – americano teve um crescimento menor, mas ainda assim considerável, de 2%, movimentando € 84 bilhões, valor essencial para a movimentação no ramo de luxo. Em outras regiões, como no Oriente Médio, o crescimento foi menor ou igual a 1%.
O estudo demonstra ainda que o crescimento se deu através de áreas como o varejo, que cresceu 8% e as compras online, que tiveram um aumento de 24%. Além disso, o aumento de consumo também se deve a uma mudança de geração, com 85% do crescimento no ano passado gerado pelas gerações Y e Z.