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Meliá divulga balanço e registra aumento de 74% no lucro líquido

Crescimento se deve aos bons números da temporada turística da Espanha e o reposicionamento estratégico da empresa

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Hotel Gran Meliá Nacional (RJ) que será inaugurado em dezembro deste ano, é a esperança para a retomada do crescimento da rede no Brasil Imagem: Divulgação

A Meliá Hotels International apresentou os resultados dos primeiros nove meses de 2016. Com números interessantes e uma melhora em nos índices financeiros, a rede registrou um lucro líquido de 92,2 milhões de euros, 74% a mais que no mesmo período de 2015. O RevPAR, métrica mais importante na indústria hoteleira atual, aumentou 11%.

Gabriel Esacarrer, Vice-Presidente e CEO da marca, atribui os bons resultados a expansão do turismo na Espanha. “Os resultados da empresa até setembro acusam um impacto das tendências positivas do turismo na Espanha, que o nosso grupo tem sido capaz de maximizar com uma estratégia bem-sucedida de renovação, rebranding e reposicionamento de ativos”, afirma.

Outro setor que registrou um aumento significante foi a plataforma de reservas online da rede. Com um crescimento de 29%, o resultado mostra uma tendência mundial em que o consumidor está mais aberto e seguro para realizar compras via internet, principalmente no Brasil, onde esse comportamento é impulsionado pelos smartphones.

Financeiramente, a companhia continua a consolidar seu balanço, comprometida em reduzir cada vez mais sua dívida líquida desde 2011. Em dezembro de 2015, o grupo diminuiu esse valor em 240 milhões de euros. “Os resultados financeiros da intensa redução da dívida nos colocam em uma excelente posição para atender ao crescimento esperado no curto, médio e longo prazo”, pondera Escarrer.

Durante os nove meses de 2016, a companhia melhorou seus resultados em Cuba, onde as receitas atingiram 17,9 milhões de euros, 31% mais do que no mesmo período em 2015. O RevPAR aumentou 9,9%, crescimento atribuído a evolução das tarifas, que aumentaram 18,1% em euros, em especial nos quatro hotéis operados pelo grupo em Santiago de Cuba e, especialmente, Havana.

Já no Brasil, a complexa situação econômica e política em 2016 levou a um enfraquecimento significativo da procura interna e uma consequente guerra de preços, perdendo 15% em média em relação ao ano anterior. A companhia espera que as dificuldades permaneçam no quarto trimestre, embora as expectativas e os mercados financeiros dependam da melhoria dos indicadores econômicos. Para alcançar um maior índice em 2017, a empresa aposta suas fichas em seu novo hotel Gran Meliá Nacional, no Rio de Janeiro, com previsão de abertura para dezembro deste ano.

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