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Marketing pré venda e pós venda é tema de painel da 5ª edição do LASOS

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A Diretora geral da RCI no Brasil, Maria Carolina Pinheiro foi a moderadora deste painel

Direto de Buenos Aires – Argentina – A Diretora geral da RCI no Brasil, Maria Carolina Pinheiro moderou agora há pouco um importante painel na 5ª edição do LASOS – Latin American Shared Ownership Summit. O evento que prossegue até esta próxima quinta feira é promovido pela RCI – Resort Condominiums International e reúne 248 profissionais do setor em amplos debates no hotel InterContinental de Buenos Aires. Abordando o tema da importância do marketing na pré venda e da pós venda, teve como painelistas, Marcos Antunes, Diretor de vacation do Costa de Sauipe, Alejandro Marques, Diretor da TC Brasil e João Paulo Simarro, Diretor da New Time.

Marcos começou destacando que uma estratégia de marketing bem definida é muito importante em ambas as modalidades. “Elas são complementares, mas possuem algumas características próprias e por isto, devem ser bem executadas para satisfazer as necessidades dos clientes e torná-lo cada vez mais fiel”.

Alejandro destacou que mesmo sendo similares estas modalidades de negócios, em ambas é necessário manter o cliente satisfeito para ele pagar pelo serviço e assim manter o ciclo de vida para que a indústria continue crescendo. “Um cliente satisfeito pode migrar facilmente para produtos mais sofisticados”.

João Paulo destacou que o tempo que o cliente passa na captação e venda dura cerca de uma hora e meia e muitas informações que foram passadas para ele na hora da compra, não são absorvidas. Isto pode impactar na vida útil do produto adquirido que vai durar mais de uma década. “O marketing objetivando a venda sustenta a operação e mantém este cliente com o mesmo encantamento que ele teve na hora de adquirir o produto. O cliente precisa sentir que faz parte do projeto e não somente ser lembrado pela inadimplência”, assegurou João Paulo.

Os painelistas mostraram muito conhecimento no assunto

Existem diferenças no marketing do timeshare e nas multipropriedes? João Paulo disse que os objetivos são similares nas duas modalidades de negócios. “Na captação as peças são as mesmas, e isto inclui a abordagem, o uso de outdoors, o processo de venda que é bastante emocional. Na multipropriedade existe um enfoque que o cliente terá a fração adquirida escriturada, sendo passado a ele na hora da compra, a indivisibilidade da propriedade. O brasileiro sente segurança quando se tem algo lavrado em cartório”.

Segundo ele, pessoas com idade acima de 45 anos estão sendo muito bem aproveitadas em novos projetos que inclui a captação venda e pós venda. “Antigamente era predominantemente jovem o perfil deste profissional, mas nos últimos anos tem mudado bastante e já é uma tendência irreversível”.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Buenos Aires e se hospeda no hotel InterContinental a convite da RCI para cobrir este evento.

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