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Luiza Trajano palestrou no Top Seller Event 2017 da RCI

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Luiza Trajano: "Ética e gratidão são dois princípios que norteam a Magazine Luiza. "

Direto de Foz do Iguaçu (PR) – Ela é um dos grandes nomes da história do empreendedorismo brasileiro, por sua história de superação. Atualmente na posição de presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, ela foi a grande responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza entre as maiores varejistas do Brasil. E sua palestra terminou o primeiro dia da 5ª edição do Top Seller Event que é promovido pela RCI — Resort Condominiums International, até amanhã no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). Ela começou sua palestra perguntando a platéia quem é vendedor? A grande maioria levantou a mão e ela disse que isto era um bom sinal, pois no dia a dia, todos nós somos vendedores e vender é uma arte e paixão. Em seguida começou a contar com surgiu a Magazine Luiza. “Meus pais montaram em 1957 uma pequena loja em Franca, Interior de São Paulo, com o objetivo de dar emprego a família, mas eu já trabalhava desde os 12 anos de idade. Desde pequena foi criada convicta que crise é momento de oportunidades. E desde pequena aprendi que tudo que prometemos na venda, devemos cumprir, o cliente é um só e ele quer ser bem atendido e ter resolvida sua reclamação”, enfatizou Luiza.

Ensinamentos de Luiza Trajano

Segundo ela, ética e gratidão são dois princípios que norteam os a Magazine Luiza. “Muitas vezes apontamos os dedos para reclamar da atuação dos políticos, mas muitas vezes não avaliamos nossa ética. Fui vendedora de balcão durante 20 anos e nunca faltei com a ética. Isto cobramos de nossos colaboradores, assim como uma comunicação clara na venda. Temos de nos comunicar com o outro do modo que ele entende, trocar de papel e passar a ser ele mesmo, pois se não fizermos este papel, não teremos ética na venda. Fazer com os outros o que eu quero que faça comigo mesmo, é mais que um ensinamento bíblico, é nosso grande pilar”, enfatizou Luiza dizendo também que um bom vendedor tem de estar atento as oportunidades e ser bastante comunicativo.

Somos vendedores, uma campanha lançada com sucesso pela Magazine Luiza

Em sua opinião, na vida existem duas coisas boas, a primeira é ter saúde e a segunda é trabalhar e na função de vendedor é melhor ainda. “Muita gente acha que para vender algo é preciso tapear, enganar os outros e faltar com a ética. Por isto algumas pessoas criam rótulos em relação a esta nobre profissão. Nós valorizamos e muito, está no nosso DNA ser vendedor. Algum tempo atrás todos nossos colaboradores tinham cartão de visitas com o cargo de vendedor, independente do cargo que ele ocupava. Isto é uma forma de lembrá-los para a importância desta função”, mencionou Luiza.

E acreditar no Brasil e trabalhar de forma árdua sempre foram grandes legados da empresa que ela comanda. E ela mostrou um slide com as várias crises que o Brasil já teve desde o ano de 1982 e algumas soluções inovadoras e ousadas que adotou para a Magazine Luiza continuar competitiva no mercado. “Somos muito fortes em trabalhar em cima das crises, pois vemos nelas oportunidades para crescer e consolidar nossa presença”, disse Luiza.

Campanha focanavenda lançada ano passado

E para provar isto, ela apresentou um outro vídeo de uma ação que adotou no ano passado com o tema focanavenda. O objetivo era que cada colaborador vendesse, independente do cargo, e a melhor performance foi a diretora financeira. E ela lembrou: “Atendimento e inovação são dois critérios que vão fazer a diferença e trazer resultados em qualquer empresa nos próximos anos. Por isto, contratamos pessoas que gostam de gente e que acham que servir aos outros é algo nobre. Investimos muito em soluções tecnológicas para se manter competitivos no mercado, incluindo diversos aplicativos. Neste ano montamos 60 lojas físicas e pretendemos montar ainda mais. Queremos uma transformação para nossa empresa ser digital com pontos físicos e calor humano”, ressaltou Luiza.

Dicas da Luiza

E no tom bem humorado, ela lembrou do tombo que teve ao carregar a tocha olímpica durante a passagem por Franca. “A cidade tem cinco campeões olímpicos, é a meca do basquete no Brasil, e batalhei muito para que a Tocha Olímpica passasse pela minha cidade. Com tanta emoção, sofri uma queda, mas nem percebi, pois levantei rapidamente e dei a volta por cima, mas depois tive que aguentar as sátiras que se espalharam por tudo quanto é mídia social. Mas o tombo rendeu muitos e bons dividendos em várias ações que fizemos depois nas mídias sociais”, lembrou Luiza.

E para encerrar sua palestra ela deixou os quatro pilares estratégicos da Magazine Luiza. Pessoas – Elas fazem a diferença em toda empresa e devem estar sempre motivadas. Multicanalidade – Temos várias soluções de vendas para oferecer aos nossos clientes. Financeiro – nunca descuide de seu fluxo de caixa, não gaste mais do que ganhe. E o cliente, pois ele é a razão de nossa existência e nosso principal ativo”, concluiu Luiza dizendo que estes pilares são responsáveis pelos 60 anos de atividades da empresa que possui 800 lojas espalhadas por vários pontos do Brasil, com 50 mil clientes, sendo responsável por 21 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a Foz do Iguaçu a convite da RCI para cobrir o Top Seller Events 2017 e se hospeda no Mabu Thermas Grand Resort

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