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Luigi Rotunno ministra palestra sobre tendências de Marketing Digital

No último dia 3 de julho, o Senac de Porto Seguro (BA) recebeu a palestra “Tendências de Marketing Digital 2018”, ministrada pelo Diretor do La Torre Resort, Luigi Rotunno. O evento foi organizado pela agência de marketing digital YaaYoo e contou com a presença de empreendedores de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis.

Vinte tendências foram expostas por Rotunno, que também é CEO da YaaYoo. “O Brasil é o país mais conectado no mundo e se uma empresa não é encontrada no mundo digital, hoje não é vista e não é quista. A Realidade Aumentada será o trocador de jogo para os próximos meses, permitindo mostrar conteúdo no celular, num mapa e um maior engajamento da marca. Facebook e Instagram poderão ter Realidade Aumentada”, afirmou o empresário.

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Desbravador

Outra tendência apontada na palestra é que a importância dos influenciadores digitais irá diminuir, uma vez que é difícil calcular o retorno do investimento. “Eu cito o exemplo do Neymar, eu vi 10 spots e só lembro de duas marcas associadas ao craque. Os hotéis associam a artistas, mas hoje não é mais um retorno. O Ministério do Turismo levou um Youtuber à Russia, ele fez uma piada de mal gosto e acabou gerando uma grande revolta. Foi escolhida a pessoa errada. Pode ter um milhão e meio de seguidores, mas não reflete o País”, explanou.

Segundo a análise, o público hoje é muito volátil, mudando de estilo de vida todos os dias, e, por isso os dados serão determinantes. “Na hotelaria brasileira temos dois preços enquanto nos EUA tudo é opcional, se paga tudo separado. Não temos o hábito de destrinchar os números em micro-preços, e o futuro é de quem sabe ler os números”, acrescentou Rotunno.

Luigi Rotunno, Diretor geral do La Torre Resort e CEO da YaaYoo, agência de marketing digital

Profissionais nas empresas

Ainda de acordo com o palestrante, o Marketing Digital é, portanto, conduzido por dados e precisa integrar, compreender, analisar, descobrir, agir e otimizar. “É preciso pensar nas necessidades do nosso potencial público e não em preços. É fundamental pensar na governança, em se transformar digital. Em tecnologia, digitalização é investimento, e as empresas têm que ter profissionais de Design Digital para acompanhar todo o processo. Não pode ser deixado nas mãos do dono”, pontuou Rotunno.

O acesso à internet por dispositivos móveis como smartphone e tablet deve dominar completamente o setor. 96% das pesquisas dos produtos poderão ser feitas por mobile e 60% do Marketing Digital são Mobile. Com isso, vê-se a importância de sites responsivos, aptos às telas dos smartphones, criando micromomentos permanentes.

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Harus
Privacidade e segurança

Outro fator fundamental no Marketing Digital é a privacidade dos dados, que será a chave para o sucesso. Segundo Rotunno, 55% dos consumidores mudam sua compra por falta de segurança digital.

Foram ainda ilustradas as interfaces conversacionais “bots” e “chatbots”, onde a companhia aérea holandesa KLM foi a primeira a vender passagens usando inteligência artificial. A inclusão da A.I. ainda deve demorar um pouco, mas dentro de dois a três anos, 75% das negociações vão utilizar a tecnologia. “A Internet das Coisas já virou Internet de Todas as Coisas e em 2029 serão 50,1 bilhões os objetos conectados”.

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