HOME Matérias Mercado Livro que retrata a origem da hotelaria paulistana é finalista do 57º...

Livro que retrata a origem da hotelaria paulistana é finalista do 57º Prêmio Jabuti

71
0
SHARE
Caio Calfat autografando o livro no dia de seu lançamento

O livro “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 Anos de História” de autoria de Caio Calfat, Vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP, é finalista da primeira fase do 57º Prêmio Jabuti deste ano, na categoria “Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer”. A lista dos 10 livros finalistas da primeira fase em cada uma das 27 categorias do prêmio, num total de 2.573 inscrições recebidas, foi divulgada no último dia 22 de outubro. “Foi com imensa alegria que recebi a notícia de que meu livro é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2015. A obra entrou numa disputa dificílima, tendo como concorrentes, entre outros, os economistas Afonso Celso Pastore e Paulo Rabelo de Castro, e sendo o único título neste grupo que aborda o tema Hotelaria, Turismo e Lazer. Iniciei este livro há cerca de dez anos, com base na minha paixão por história, arquitetura e desenvolvimento urbano e nos meus cartões postais de hotéis antigos. Além disso, as análises dos hotéis emblemáticos ao longo do rico período histórico do século XX envolveram, também, paralelos com os momentos sociopolíticos e econômicos em que estavam inseridos. O trabalho para a confecção dessa pesquisa foi enorme, mas o prazer de chegar à final do maior prêmio brasileiro de Literatura é excepcional”, comenta Caio Calfat.
A segunda fase da premiação ocorrerá dia 19 de novembro, quando serão avaliadas e atribuídas notas às obras finalistas. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria.

História da hotelaria
O livro – “Hotelaria e Desenvolvimento Urbano em São Paulo: 150 Anos de História” foi lançado em 2014 e resgata a história da hotelaria em São Paulo, apresentando uma perspectiva de futuro desta importante atividade econômica para a capital paulista. Com base em rica e aprofundada pesquisa, a obra mostra por que os últimos 150 anos do setor foram os mais importantes no que tange ao desenvolvimento da cidade. Seja por suas influências nas alterações urbanísticas, arquitetônicas e processos construtivos, ou em razão da evolução socioeconômica e política ocorrida ao longo desse período.
São Paulo é o foco principal do livro, que faz um importante resgate das origens do turismo e da hotelaria no mundo, com destaque aos empreendimentos referenciais para a o segmento. Além da pesquisa, o conteúdo da publicação de Caio Calfat apoia-se em entrevistas com alguns dos mais renomados executivos da hotelaria brasileira. A obra é rica em imagens históricas, a maior parte delas oriundas da coleção particular de cartões postais de hotéis antigos brasileiros, reunidas há anos pelo autor.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image