HOME Matérias Aconteceu Livro contando os 150 anos de história da hotelaria paulistana é lançado

Livro contando os 150 anos de história da hotelaria paulistana é lançado

26
0
SHARE

O consultor hoteleiro e Vice-presidente de assuntos Turísticos do SECOVI/SP (Sindicato da Habitação), Caio Calfat, lançou agora à pouco na sede do SECOVI/SP, o livro “Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”. Uma longa fila se formou de profissionais ligados ao setor hoteleiro, imobiliário e de incorporações e construções para as dedicatórias e o autógrafo do autor Calfat.   

O livro de 132 páginas relata os primeiros anos do desenvolvimento da hotelaria na cidade de São Paulo, que em pleno século XIX, não contava com estabelecimentos hoteleiros. A obra mostra por que os últimos 150 anos da hotelaria foram os mais importantes no que tange ao desenvolvimento da cidade. Seja por suas influências nas alterações urbanísticas, arquitetônicas e processos construtivos, ou em razão da evolução socioeconômica e política ocorrida ao longo desse período.  

De acordo com Calfat, “A ideia para o livro surgiu em uma conversa com meu amigo Eduardo Rottmann, há cerca de dez anos. O projeto transformou-se ao longo do tempo, com maior enriquecimento, apresentando os hotéis emblemáticos e traçando paralelos com os momentos sociopolíticos e econômicos em que estavam inseridos.    

A cidade de São Paulo é o foco principal, mas o livro também faz importante resgate das origens do turismo e da hotelaria no mundo, com destaque aos empreendimentos referenciais para a o setor, como: The Savoy, de Londres, Intercontinental Carlton Cannes, na badalada cidade da França, e o Hotel Negresco, na também francesa Nice. Do Brasil, ganharam espaço meios de hospedagem como os históricos Grande Hotel Termas de Araxá (MG), Quitandinha de Petrópolis (RJ) e o verdadeiro ícone carioca, o Copacabana Palace, entre vários outros. 

Além da pesquisa, o conteúdo do livro de Caio Calfat apoia-se em entrevistas com alguns dos mais renomados executivos do setor: Alceu Vezozzo Filho, presidente da rede Bourbon Hotéis & Resorts; Alexandre Gehlen, diretor geral da rede InterCity; Chieko Aoki, CEO da rede Blue Tree Hotels; Jacques Feller, CEO do Grupo Feller Hotéis; Paul J. Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels; e Paulo Bertero, Diretor do Transamérica Hospitality Group. Também concedeu seu depoimento José Eduardo Guinle, consultor de Turismo e filho do fundador do Hotel Copacabana Palace.             

Parte da arrecadação com a venda dos livros será destinada ao Ampliar, instituição criada pela entidade para atender, na área de educação profissional, jovens e adolescentes em situação de risco social.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image