HOME Matérias La Torre (BA) promove atividades com Índios Pataxó

La Torre (BA) promove atividades com Índios Pataxó

121
0
SHARE
30 pessoas da comunidade indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira estiveram no parque de Eventos do La Torre Resort para participar da abertura das atividades - Foto: Divulgação

O La Torre Resort de Porto Seguro (BA) deu início a uma série de ações para proporcionar aos seus hóspedes uma experiência que os aproxime da cultura indígena. Fazem parte do projeto jogos, brincadeiras e pinturas indígenas, além da dança e música do Awé Pataxó e a culinária Pataxó. As atividades são realizadas no Parque de eventos do resort e tiveram início ontem, 09 de agosto, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.

No primeiro dia, cerca de 30 pessoas da comunidade indígena Pataxó da Reserva da Jaqueira estiveram no parque de Eventos do La Torre Resort e, com a presença de dois Pajés, realizaram um ritual de purificação, dança e pintura. Todos caracterizados para datas festivas, confraternizaram com os hóspedes e compartilharam um pouco de sua cultura, levando os viajantes a viverem uma experiência rara para a maior parte das pessoas.

Nas demonstrações de ciência indígena, o hóspede pode conhecer as medicinas utilizadas pelos Pataxó, conversar com os índios e tirar dúvidas sobre as plantas medicinais e seus usos – Foto: Divulgação

Nas demonstrações de ciência indígena, o hóspede pode conhecer as medicinas utilizadas pelos Pataxó, conversar com os índios e tirar dúvidas sobre as plantas medicinais e seus usos. Jogos, brincadeiras e pinturas indígenas são praticadas junto aos hóspedes que podem interagir com os índios e entender os significados das pinturas corporais.

As danças e músicas do Awê Pataxó são realizadas com o grupo Pataxó da Aldeia Novos Guerreiros, com a interação com o hóspede que é convidado a participar. O momento gastronômico é reservado às atividades de culinária Pataxó, com a degustação de especialidades típicas indígenas como o peixe assado na folha da patioba acompanhado de farinha de puba. O hóspede é convidado a conhecer o preparo do peixe segundo a tradição Pataxó e degustá-lo no local.

Jogos, brincadeiras e pinturas indígenas são praticadas junto aos hóspedes que podem interagir com os índios e entender os significados das pinturas corporais – Foto: Divulgação

O Consultor indígena Karkaju Pataxó, que está trabalhando no projeto com a Coordenadora de Eventos Sol Belen, explicou que “a intenção é trazer atividades diversas da cultura indígena local para enriquecer a experiência de quem se hospeda no La Torre”. “No local onde o Brasil nasceu, do encontro entre culturas, as riquíssimas tradições Pataxó proporcionam momentos únicos aos viajantes e o La Torre quer promover este resgate cultural, fomentando o intercâmbio entre os índios da nossa região e o resto do País e Países do Mercosul”, explicou o Diretor do La Torre Resort, Luigi Rotunno.

SHARE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image