Investidores de unidades de condo hotéis criam entidade
O objetivo da InnVestidor é auxiliar o comprador no processo de aquisição, alertá-lo sobre as propostas e práticas mais atrativas, esclarecer dúvidas gerais e acompanhar o desempenho dos empreendimentos junto às administradoras
Um grupo de proprietários de unidades de Condo-hotéis, com larga experiência no setor de turismo resolveu montar uma associação para ter representatividade na defesa de seus interesses. Entre os fundadores da InnVestidor – Associação Brasileira de Investidores de Condo-Hotel está Mukesh Chandra. Ele é mestre em Administração Hotelaria pela Universidade de Cornell e responsável, até os anos 80 pela classificação de hotéis, bares e restaurantes para a Embratur; José Ernesto Marino Neto, professor de investimentos hoteleiros da FGV, presidente da consultoria de investimentos BSH International e membro do conselho consultivo do Centro de Hospitalidade, Turismo e Esportes da New York University, nos Estados Unidos; e Camillo Ashcar Neto, advogado especialista em Direto Tributário pela FGV-Law com mais de 10 anos de experiência em direito empresarial e regulatório.
De acordo com Chandra, escolhido como presidente da nova entidade, há uma clara necessidade de defender o interesse difuso dos investidores e criar uma voz única junto às instituições e a órgãos do governo. “A ideia é facilitar e unificar o discurso e a comunicação de mais de uma centena de milhares de pessoas em todo o País”, explica.
Segundo o empresário, 80% dos que decidem adquirir uma unidade hoteleira desconhecem o mercado e suas regras. “São pessoas em busca de uma alternativa rentável e investimento de base imobiliária, que geralmente adquirem um ou dois quartos nos empreendimentos. Usualmente não pesquisam sobre as chances de êxito do negócio, não acompanham de perto o trabalho e as decisões tomadas pelas administradoras hoteleiras e incorporadoras. Limitam-se a frequentar algumas reuniões durante o ano”, diz.
A proposta da InnVestidor é preencher essas lacunas. Auxiliar o comprador no processo de aquisição, alertá-lo sobre as propostas e práticas mais atrativas, esclarecer dúvidas gerais e acompanhar o desempenho dos empreendimentos junto às administradoras. “Para ser ter êxito em qualquer tipo de investimento, é preciso saber quais são seus direitos e deveres e quais os riscos e as vantagens”, pontua Chandra.
No escopo de atuação, a entidade também terá a missão de capacitar síndicos, conselheiros de condo-hotéis e associados por meio de cursos, oficinas e workshops gratuitos. A médio-longo prazo, a associação vai reunir dados e análises completas sobre o mercado e preparar estatísticas sobre o assunto – ainda escassas. A perspectiva é que até o fim de 2017 sejam 10 mil associados em todo o país e pelo menos um representante por estado.