Inovação e Tendências em hotelaria regem palestra na Equipotel
Ministrada por Heber Garrido, Diretor Comercial e de Marketing da rede Transamérica, a palestra sobre Inovação e Tendências em Hotelaria acaba de ser finalizada na Ilha do Conhecimento da Equipotel São Paulo 2015.
Experiência, tecnologia e ambientação temática foram alguns dos termos usados por Garrido, que destacou que a combinação deles faz toda a diferença. “A eperiência é tudo. Os investidores estão atentos a isso, e apesar do sentido de investimento do custo-benefício para o empreendedor, tem que fazer sentido para o hóspede”, afirma.
Segundo ele, a tecnologia é obrigatória, mas o novo hóspede da geração Y busca encontrar experiências locais, construída pelo ambiente. “As pessoas querem se sentir em casa, mas é preciso tomar cuidado com isso. Casa é casa, hotel é hotel. Não posso ter a mesma liberdade que tenho na minha casa, mas as mesmas facilidades. Deixe o hóspede à vontade”.
O painelista lembra de aplicativos de economia compartilhada como o Uber e o próprio Airbnb como exemplos deste anseio do novo público, que vieram atender a uma demanda, unindo tecnologia a experiência. “Outro item importante a ser observado é a mobilidade. Os jovens – e ninguém mais hoje – quer enfrentar filas, e ficar esperando. Eles querem fazer tudo pelo smatphone, inclusive o processo de check in”, explica.
Garrido menciona uma pesquisa feita pela rede Transamérica com seus hóspedes sobre seus desejos, e o principal deles era ter mais tomadas no apartamento. O palestrante comentou que esta ‘independência’ do hóspede causada pelas facilidades dos aplicativos força o recepcionista a virar um concierge, precisando se especializar mais.
Outra tendência desta geração, segundo Garrido, é a parte de Wellness e Fitness, pois é uma era em que as pessoas estão se alimentando melhor e cuidando mais da saúde, e comidas gordurosas já devem perder espaço nos restaurantes. Ao mesmo tempo, esta geração não quer ficar presa a uma esteira na academia, e cuidar do corpo através da alimentação.
“Tudo o que o hóspede quer é quebrar padrões, o que gera um desafio para as redes hoteleiras que possuem padronizações em todos seus hotéis a nível mundial. No caso dos independentes, é preciso adequação constante, apesar de muitos acharem que estão bem do jeito que estão. É preciso estar preparado para esta geração que está vindo, mantendo a qualidade dos serviços”, conclui Garrido.